Em 2025, os viajantes irão priorizar as viagens de lazer e recarregar energias. Quase sete em cada dez viajantes globais gostam de estar ativos quando viajam, sendo que um em cada cinco viajantes de lazer planeia aventura ao ar livre no próximo ano. Por sua vez, um em cada cinco viajantes aproveita as férias para descansar e recarregar energias.
Estas informações foram reveladas pelo relatório anual de tendências da Hilton: “O Ano Maximizador de Viagens”. Após um inquérito global a 13 mil viajantes de treze países, o relatório revelou várias tendências que vão redefinir as viagens em 2025. Os principais destaques, estão:
As “Go Getaways” em busca de aventuras, os retiros de sono reparador e o “Hurkle-Durkling”
Viagens de aventura: Quase 7 em cada 10 viajantes globais gostam de estar ativos quando viajam, sendo que 1 em cada 5 viajantes de lazer planeia aventuras ao ar livre em 2025. Os viajantes brasileiros que viajam a lazer listam as experiências únicas entre as três principais razões para viajar.
Retiros para dormir e agitação: 1 em cada 5 viajantes a nível mundial faz Hurkle-Durkling, a expressão escocesa que significa “ficar na cama o dia todo” durante as férias, e mais de um quarto dos viajantes reservará um spa ou um tratamento de bem-estar para melhorar o seu sono.
As “viagens no tempo” e as “viagens lentas” estão a acelerar
Viagens no tempo: 58% dos viajantes globais que viaja com os seus filhos revisita destinos da sua própria infância, abraçando a nostalgia, e 52% dos viajantes brasileiros visitam o mesmo destino ano após ano.
Slow Travel: 1 em cada 4 viajantes a lazer planeia explorar o mundo e diferentes culturas em 2025, apoiando-se na tendência Slow Travel: o ato de viajar e mergulhar num destino durante um longo período de tempo como um local para viver plenamente a cultura.
“Viagens de alta tecnologia e desintoxicação digital
Viagens de alta tecnologia: 63% dos viajantes dá importância à opção de ter uma chave de quarto digital, que lhes permita ir diretamente para o quarto sem passar pela receção.
Desintoxicação digital: 24% dos viajantes globais admite que se desligam das redes sociais mais do que costumavam fazer durante as férias.
O Fido e os Frolleagues tomam o palco
Pet-Friendly: 25% dos MeMooners, ou viajantes individuais, costuma viajar a lazer com os seus animais de estimação – mais frequentemente do que a média dos viajantes a lazer (19%). Dos mercados inquiridos, os viajantes brasileiros em lazer estão entre os que têm maior probabilidade de planear viajar com um animal de estimação em 2025.
Frolleagues: Atualmente, quase 30% dos viajantes globais em lazer viajam frequentemente com Frolleagues, amigos que também são colegas, nas suas aventuras de lazer.
Surgem os viajantes da Geração Alfa e MeMooner
O efeito Gen Alpha: 70% dos inquiridos globais com filhos escolhe destinos de férias com base nas preferências dos seus filhos e 2 em cada 3 viajantes brasileiros procuram frequentemente experiências autênticas e locais para desfrutar com os seus filhos.
MeMooners em ascensão: 64% dos viajantes individuais considera um bom livro o seu parceiro de viagem favorito.
Exploração gastronómica e consumo de bebidas alcoólicas
Viajarão pela comida: Quase 1 em cada 5 viajantes globais em lazer planeia procurar novos restaurantes ou experiências culinárias nas suas viagens, e 50% de todos os viajantes globais fazem as suas reservas em restaurantes antes dos seus voos.
Evolução da curiosidade sóbria: Só no último ano, 1 em cada 4 viajantes globais reduziu ou parou o seu consumo de álcool, reflectindo a tendência crescente do Tempo Drinking, ou a prática consciente de moderar o ritmo e o volume do consumo de álcool.
Da descoberta interior à alegria exterior
Viagens suaves: Mais de 1 em cada 5 viajantes em lazer planeia fazer uma escapadela para se auto-descobrir ou para se manter mentalmente saudável quando viaja em lazer, inclinando-se para as “Soft Travel”, ou viagens que encorajam a simplicidade ou a espontaneidade.
Aumento do desporto: De 2019 a 2024, a receita de vendas de esportes da Hilton Worldwide triplicou em volume – 80% dos quais são impulsionados por esportes juvenis ou amadores.