Segunda-feira, Junho 17, 2024
Segunda-feira, Junho 17, 2024

SIGA-NOS:

Dubai anuncia lançamento de táxis aéreos até 2026

O Dubai revelou, no domingo, 12 de fevereiro, que irá lançar operações de táxis aéreos até 2026.

Em 2017, a cidade testou um veículo sem motorista intitulado Autonomous Air Taxi (Táxi Aéreo Autónomo, em português), que foi anunciado como o primeiro serviço de táxi autónomo do mundo a ser introduzido pela Autoridade de Estradas e Transportes do Dubai.

Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum anunciou os planos para o lançamento do táxi aéreo na noite de domingo. O primeiro-ministro e governante do Dubai escreveu na rede social Twitter: “Aprovámos hoje o projeto das novas estações de táxi aéreo no Dubai, que começarão a funcionar dentro de três anos.”

Os protótipos dos táxis aéreos foram desenvolvidos pela Autoridade das Estradas e Transportes do Dubai, segundo a Skift.

Os vertiportos – locais destinados à operação dos eVTOLs, ou carros voadores – abrangem uma série de instalações tais como zonas designadas de descolagem e aterragem, uma área de espera de passageiros, protocolos de segurança e estações de carregamento elétrico, explicou Mattar Al Tayer, diretor-geral da Autoridade das Estradas e Transportes do Dubai.

“Estas estações integram-se perfeitamente com outros modos de transporte”, explicou o responsável.

O principal vertiporto ficará localizado perto do Aeroporto Internacional do Dubai, que, quando estiver concluído, tornará o Dubai na primeira cidade do mundo com uma rede de vertiportos totalmente desenvolvida. O terminal de táxis aéreos estará ligado à Estação de Metro dos Emirados Árabes Unidos.

“O próximo passo envolve a identificação de investidores que sejam especialistas na construção da infraestrutura necessária para o setor de mobilidade aérea”, acrescentou Al Tayer.

Com velocidades máximas de 186 milhas por hora (300 km/h) e um alcance máximo de 150 milhas (241 km), a aeronave acomodará um piloto e quatro passageiros.

A rede inicial de vertiportos ligará quatro áreas principais do Dubai: Centro do Dubai (área de Burj Khalifa), a Marina do Dubai, o Aeroporto Internacional do Dubai e Palm Jumeirah.

Enquanto desenvolve um quadro abrangente para a operação de tais veículos, a Autoridade das Estradas e Transportes do Dubai delineará também as rotas de voo, identificará os locais de descolagem e aterragem, e especificará o equipamento necessário para operações seguras e eficientes.

“O lançamento do serviço depende do grau de preparação das empresas e dos requisitos legislativos para a operação de táxis aéreos. Isto envolve também um exame minucioso de todos os pormenores operacionais e a garantia de que todas as medidas de segurança e proteção estão em vigor”, frisou Al Tayer.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img