O Dubai vai receber profissionais do setor do turismo de todo o mundo na 31ª edição da Arabian Travel Market (ATM), que ocorrerá de 6 a 9 de maio de 2024 no Dubai World Trade Centre. Organizada pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), esta feira contará com a participação de 129 parceiros.
Com a ATM deste ano a ter lugar sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’ (Empoderando a Inovação – Transformando as Viagens através do Empreendedorismo), o DET vai demonstrar “como a indústria turística do Dubai tem cultivado a inovação, o empreendedorismo e sustentabilidade para criar novos caminhos de crescimento além do turismo tradicional”. Esta abordagem está alinhada com os objetivos da Agenda Económica de Dubai D33, que visa consolidar a posição da cidade como um dos principais destinos globais para negócios e lazer.
Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), realça que “como parceiro de destino de longa data da Arabian Travel Market, o Dubai tem o privilégio de sediar a 31ª edição de um dos eventos mais aguardados do turismo global. Em linha com o tema transformador do evento deste ano, o Departamento de Economia e Turismo do Dubai e os nossos parceiros vão destacar o papel fundamental que o empreendedorismo e a inovação têm desempenhado no impulsionamento do crescimento do turismo, alinhado perfeitamente com a nossa Agenda D33, o plano de desenvolvimento económico de 10 anos da cidade.”
“À medida que destacamos a proposta de destino diversificada e cativante do Dubai na ATM, aguardamos ansiosamente a oportunidade de interagir com os principais especialistas e executivos do setor para partilhar o nosso plano para o sucesso, bem como explorar os temas emergentes e tendências que contribuirão para a sustentabilidade da indústria”, acrescenta.
Em 2023, o Dubai registou um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais, representando um crescimento de 19,4% em relação ao ano anterior. O emirado continua a construir sobre este impulso, com 3,67 milhões de turistas internacionais nos dois primeiros meses de 2024.
“O Dubai também reconhece a prioridade de iniciativas de sustentabilidade para preservar os seus recursos naturais e melhorar ainda mais a experiência global dos visitantes”, sublinha o destino. Com o Ano da Sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos a estender-se até 2024, o DET irá lançar o primeiro ‘Relatório de Sustentabilidade do Dubai’ durante a ATM, destacando iniciativas como o Selo de Turismo Sustentável do Dubai; o movimento ‘Dubai Can’, que contribuiu para a redução de mais de 18 milhões de garrafas de água plásticas descartáveis de 500 ml em apenas dois anos; e o Dubai Reef, iniciativa inaugurada em abril com o lançamento de módulos piloto de recife para o maior projeto de desenvolvimento de recifes marinhos do mundo.
A posição do Dubai como hub de cruzeiros da região também será destacada após a formalização recente da aliança Cruise Arabia – uma parceria regional estratégica que promove o Golfo Árabe como destino de cruzeiros a nível mundial.
Este ano, o DET organizará o Programa de Hosted Buyers da ATM, recebendo 600 compradores de 46 mercados e países diferentes, incluindo Portugal, para promover a hospitalidade e as ofertas do Dubai.