A empresa de transporte marítimo MSC Group, proprietária da MSC Cruzeiros, fez uma oferta formal por uma participação maioritária na companhia aérea italiana ITA Airways.
A oferta foi feita em conjunto com o Grupo Lufthansa, confirmou um porta-voz da MSC esta terça-feira, dia 24 de maio, não fornecendo detalhes da oferta.
A Reuters noticiou, no entanto, que a MSC controlaria 60% da ITA, enquanto a Lufthansa controlaria 20%. O governo italiano, que atualmente é dono da ITA, manteria 20% da transportadora, afirma a Reuters, citando uma fonte próxima do processo.
Em janeiro, quando a MSC confirmou seu interesse na ITA , a empresa disse que a compra da companhia aérea poderia trazer sinergias para seus negócios de cruzeiros de passageiros e transporte comercial.
Governo italiano recebe duas ofertas por uma participação maioritária na ITA Airways
A MSC e a Lufthansa enfrentam uma oferta rival do investidor financeiro norte-americano Certares, que está a trabalhar com a Air France-KLM e a Delta Air Lines.
O prazo estabelecido pelo Ministério da Economia e das Finanças de Itália terminou na última segunda-feira, dia 23, mas os detalhes das duas ofertas ainda não foram divulgados. No caso da Certares, a proposta incluiria uma parceria comercial com o grupo franco-holandês Air France-KLM e com a americana Delta Air Lines.
Espera-se uma decisão nas próximas semanas sobre qual das duas propostas será convidada a iniciar negociações exclusivas com o governo italiano. Itália pretende concluir uma venda até o final de junho.