A easyJet anunciou a digitalização do diário de bordo técnico e de cabine, evitando que mais de 300.000 folhas de registos em papel sejam impressas anualmente. O sistema e-techlog visa aumentar a eficiência operacional e reduzir o impacto ambiental.
O sistema e-techlog foi desenvolvido pela empresa de tecnologia de aviação Ultramain e será implementado na frota de 346 aeronaves da Airbus A320 da easyJet até ao final de 2025. Esta mudança consiste na transição dos relatórios em papel para digital, aumentando a eficiência da tripulação de voo, da tripulação de cabine e das equipas de engenharia da easyJet, assim como a produtividade da manutenção de linha.
Este novo sistema ajudará, em particular, a easyJet a reduzir os atrasos em terra e os tempos de manutenção das aeronaves, resultando em menos perturbações para os passageiros.
Uma vez implementado, o e-techlog será operado através do software da Ultramain e instalado em iPads operacionais que estarão acessíveis ao pessoal da easyJet tanto em terra quanto no ar. Este sistema vai permitir que a tripulação e os engenheiros reportem problemas de manutenção em tempo real enquanto estão em solo, possibilitando a encomenda antecipada de peças e evitando atrasos de tempo de inatividade operacional.
A mudança para um processo totalmente digital eliminará qualquer margem para erros ou interpretações equivocadas. O software vai permitir que os engenheiros identifiquem instantaneamente os problemas à medida que entram na aeronave, devido à funcionalidade de um mapa interativo da cabina integrada no e-techlog.
“A implementação da tecnologia de ponta da Ultramain em toda a nossa frota de aeronaves não só melhorará os processos de elaboração de relatórios para a nossa tripulação e equipas de engenharia, como também reduzirá os atrasos em terra, contribuindo para melhorar ainda mais a experiência de viagem dos nossos clientes. O nosso investimento contínuo em soluções inovadoras como o e-techlog significa que não só encontraremos soluções mais rápidas para os defeitos, como também, ao reduzir a utilização de papel e o peso do avião, estamos a dar mais um pequeno, mas importante passo para reduzir o nosso impacto ambiental”, afirma David Morgan, diretor de operações da easyJet.
“É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à easyJet como o nosso mais recente parceiro e utilizador do ULTRAMAIN ELB. Ao adotar um processo sem papel para o seu diário de bordo eletrónico técnico e de cabine, a easyJet demonstrou uma dedicação à excelência e à inovação. Juntos, estamos a preparar o caminho para um futuro mais eficiente na aviação. Estamos entusiasmados por apoiar a easyJet na sua transição para uma operação mais eficiente e sem papel”, sublinha Mark McCausland, presidente e diretor executivo da Ultramain Systems.