Edição deste ano da BTL “é sinónimo de um ano de grande optimismo para o turismo nacional”

A BTL, que decorreu entre 1 e 5 de março, na FIL, faz um balanço bastante positivo da 33.ª edição, onde todas as expectativas foram atingidas ou “claramente ultrapassadas”. Na edição deste ano, estiveram presentes 1400 expositores, que ocuparam a totalidade da FIL, e 75 destinos internacionais, o maior número de sempre.

Este ano, a BTL recebeu 63.000 visitantes, uma subida de 38% face ao ano passado. Segundo comunicado, este aumento reflete um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e 59,5% no público.

Para Dália Palma, gestora da BTL, esta edição “é sinónimo de um ano de grande optimismo para o turismo nacional. Durante o evento tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de muitos dos nossos expositores, que manifestaram elevada satisfação com o resultado da sua participação na BTL, quer nos dias B2B, quer nos dias B2C, onde se registou um enorme aumento da procura, motivado pela diversidade de destinos e pelas oportunidades disponíveis para a reserva de férias”.

A responsável explicou que “os resultados obtidos foram extraordinários. Os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contatos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias, que é também uma missão da BTL”, destacando a contribuição da Confederação do Turismo de Portugal e as demais Associações Setoriais e Entidades Regionais, bem como do Turismo de Portugal e da TAP, enquanto parceiros estratégicos.

Para Dália Palma, o sucesso desta edição ficou também a dever-se à capacidade de inovar, com o surgimento de novas áreas e conteúdos, mas também foi o reflexo da aposta clara na internacionalização, um dos eixos estratégicos do evento. “Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do setor, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”.

Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao setor, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição. Entre as ações promovidas pela BTL juntamente com os seus parceiros, e as ações desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 eventos paralelos durante a BTL.

O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, registou uma adesão “bastante positiva”. Muitos visitantes quiseram conhecer mais da região, dando destaque ao município convidado, Aveiro. No que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público, apresentando regiões até aqui pouco conhecidas pelos turistas portugueses neste que é um destino predileto do mercado nacional.

O programa “Hosted Buyers”, que promove a realização de negócios B2B, afirmou-se novamente como “fundamental para os participantes profissionais”. O programa realizado em parceira do Turismo de Portugal e da TAP, contou com 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores, mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. “Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo, abrindo portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal”, conclui o comunicado.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img