As companhias aéreas Qantas e Emirates anunciaram a extensão da sua parceria por mais cinco anos, o que se traduz na oferta de uma ampla rede conjunta para destinos na Austrália, Novo Zelândia, Europa e Reino Unido, da qual os clientes e passageiros frequentes poderão usufruir.
O acordo foi assinado pelo presidente da Emirates, Tim Clark, e pelo CEO do Qantas Group, Alan Joyce, na Reunião Geral Anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em Boston.
As companhias aéreas têm aprovações existentes dos reguladores para operar um negócio conjunto até março de 2023. A Qantas e a Emirates procurarão uma nova autorização dos reguladores relevantes, incluindo a Comissão de Concorrência e Consumidores da Austrália, para dar continuidade aos principais elementos da parceria, incluindo a coordenação de preços e horários, vendas e marketing turístico em rotas aprovadas até 2028. O negócio inclui a opção de renovação por mais cinco anos, informam as companhias em comunicado.
Juntas, as duas companhias aéreas disponibilizam milhões de assentos acessíveis aos passageiros frequentes para mais de 100 destinos através dos programas de fidelização da Qantas ou milhas Skywards, que “muitos têm acumulado durante a pandemia”.
Para clientes da Emirates, “este acordo permite o acesso a mais de 55 destinos australianos para os quais a Emirates não voa, e os clientes da Qantas podem voar da Emirates para Dubai e, por sua vez, para mais de 50 cidades na Europa, Médio Oriente e Norte da África, que a Qantas não oferece”.
À medida que a Qantas e a Emirates recuperam do impacto que a COVID-19 teve nos seus respetivos negócios, a parceria “continuará a oferecer vantagens financeiras para ambas as companhias aéreas”, referem.
De acordo com os números divulgados, desde 2013, mais de 13 milhões de passageiros viajaram na rede conjunta, o que totaliza mais de 87 mil milhões de quilómetros. Em média, mais de 13.000 passageiros da Emirates viajaram nos serviços domésticos e regionais da Qantas dentro da Austrália a cada mês. Juntas, a Qantas e a Emirates oferecem aos clientes mais de 100 destinos em codeshare, incluindo: 38 destinos codeshare no Reino Unido e na Europa, incluindo Roma, Zurique e Barcelona; 55 destinos codeshare na Austrália e Nova Zelândia; 13 destinos codeshare na África e no Médio Oriente; e 2 destinos codeshare na Ásia.