Terça-feira, Outubro 4, 2022
Terça-feira, Outubro 4, 2022

SIGA-NOS:

Empresa de viagens de negócios Consultia Business Travel quer conquistar mercado português com nova plataforma

Um ano de depois de ter aberto um escritório em Portugal, mais concretamente no Porto, a Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integral e assessoria de viagens de negócios, prepara-se para lançar, no dia 2 de junho, uma nova ferramenta de gestão no mercado português para as viagens corporativas.

Denominada Travel Management Dashboard (TMD), esta é uma nova ferramenta de gestão inserida na plataforma tecnológica Destinux, que permite analisar todas as informações relacionadas a viagens corporativas. A TMD ajusta o orçamento aos objetivos da empresa, controla a sua execução e o cumprimento das políticas de gastos em tempo real, permitindo uma economia de até 15% no orçamento destinado a esta rubrica, garante a Consultia Business Travel.

Em entrevista ao TNews, Carlos Martínez, CEO da Consultia Business Travel desde 2019, conta que o lançamento desta nova ferramenta em Espanha – de onde a empresa é originária –  tem sido “muito positivo”, permitindo “multiplicar por cinco o pipeline de clientes”.

É preciso recuar a 2010 para contar a história da Consultia Business Travel, fundada por Juan Manual Baixauli, empresário com vasta experiência no setor das viagens e empreendedor.  A empresa cresceu com o seu capital próprio e com a contribuição de dois sócios investidores de capital inicial: Realiza Business Angels e Business Loft.

Desde a sua origem, a Consutlia Business Travel tem concentrado a sua atividade em impulsionar e implementar a tecnologia no setor das viagens de negócios, com “um claro enfoque na digitalização e escalabilidade do modelo, desenvolvendo internamente toda a sua tecnologia, o que o torna ágil e adaptável às necessidades do seu setor e do seu negócio”.

Em 2010, ano da fundação da empresa, começaram a desenhar uma aplicação na nuvem, para poder digitalizar e automatizar todos os processos de gestão de viagens de empresas. “Essa solução demorou praticamente dois anos para ver a luz do dia”, conta Carlos Martínez. Somente em 2012, começou a ser comercializada, mas sempre tendo em conta um desenvolvimento contínuo. “Com o feedback dos clientes, a Consultia Travel Business foi melhorando a sua ferramenta”, explica o responsável, sublinhando que a evolução do negócio permitiu atingir uma faturação de 15 milhões de euros, em 2019.  Depois veio a pandemia, mas nem por isso a Consultia Travel Business parou, pelo contrário, continuou a desenvolver a sua tecnologia e até alterou o modelo de comercialização.  “Em 2020,  acelerámos o desenvolvimento e passámos a cobrar a tecnologia como um serviço. É como comprar uma licença da Microsoft”, exemplifica.

Foi também durante a pandemia, em junho de 2021, que a Consultia Travel Business anunciou a expansão, pela primeira vez, do seu negócio para fora de Espanha. Portugal foi o país escolhido, “por afinidade”, explica Carlos Martínez.

Apesar do momento difícil pelo qual o setor das agências de viagens estava a passar, a empresa espanhola decidiu dar a conhecer às empresas portuguesas as suas novas ferramentas tecnológicas concebidas exclusivamente para organizações em que os seus colaboradores têm de fazer viagens de trabalho.

“Depois de vários anos de experiência em Espanha quisemos trazer para Portugal o modelo de negócio que tem sido tão bem recebido no nosso país, validado pelos mais de 650 clientes corporativos que confiaram em nós para gerir as suas viagens de negócios”, explicou Carlos Martínez Sabater, CEO da Consultia Travel, na ocasião do lançamento.

Com uma equipa portuguesa a operar a partir do Porto, Carlos Martinéz conta que trabalham, sobretudo, com o setor vinícola e com empresas da região do Porto. Mas o objetivo é chegar às restantes empresas do país. Para isso, vão contar, já a partir de junho, com a nova ferramenta – a Travel Management Dashboard.

Carlos Martinéz acredita que esta nova ferramenta vai permitir às empresas gerirem as suas viagens corporativas de forma mais eficiente e rápida, “sem erros”. “Se olharmos para a logística das empresas, todas as áreas das empresas estão digitalizadas, porquê que na área das viagens se faz de forma manual?”, questiona. “Quais as vantagens da plataforma que utilizamos? Todos os processos da contratação da viagem fazem-se em minutos, a ferramenta permite-nos parametrizar e fazer uma réplica da estrutura da empresa na nossa app, damos acesso personalizado às pessoas que a empresa quiser”. Por sua vez, sublinha, “esta plataforma está conectada praticamente com toda a indústria das viagens, GDS’s, hotéis, mobilidade. É uma ferramenta que, em tempo real, permite reservar tudo o que é necessário para uma viagem, mas só vai mostrar aquilo que a empresa pode reservar, tendo em conta o seu perfil”, explica.

A empresa espanhola tem a sua sede em Sedaví, em Valência, e conta atualmente com escritórios em Madrid, Saragoça e Porto. O arranque integrou quase 3 milhões de hotéis, mais de 600 companhias aéreas, 27 empresas de aluguer de automóveis em todo o mundo e transferências privadas em mais de 160 países, RENFE e táxis e VTC em mais de 90 países, alcançando conetividade e eficiência online, que se destacam no mercado das viagens de negócios. Em 2022, a empresa estima faturar 18 milhões de euros.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img