Aproximadamente dois terços dos responsáveis pelas aquisições de viagens de negócios, na Europa, antecipam um aumento na atividade de deslocações da sua empresa para o ano de 2023, em comparação com o ano passado, e expressaram inquietação face ao aumento dos custos das viagens, de acordo com um estudo da Cvent.
De acordo com os dados fornecidos no inquérito realizado pela especialista em tecnologia de eventos Cvent, 80% dos cerca de 600 compradores europeus de viagens provenientes de mercados importantes como França, Alemanha e Reino Unido disseram sentir-se positivos em relação à atividade de viagens de negócios da sua empresa.
Como explica a BTN Europe, destes, 64% disseram que haveria mais viagens de negócios ao longo deste ano, e 19% disseram que o aumento das viagens seria muito significativo.
No entanto, apesar de esperarem um aumento da atividade de viagens, os compradores de viagens manifestaram a sua preocupação com o aumento dos custos de todos os tipos de produtos de viagem, com cerca de 30% a preverem que o custo do transporte terrestre será o que mais aumentará.
De acordo com o inquérito, a minimização dos custos de viagem é uma prioridade para cerca de 65% dos compradores, que afirmam ser esta a sua principal preocupação.
Além disso, como revela a BTN Europe, para combater os custos crescentes, os compradores de viagens disseram que estão a usar várias táticas, sendo uma das mais populares combinar as suas viagens relacionadas com negócios com outros eventos já existentes nos quais os funcionários irão participar.
Além do acima mencionado, verificou-se que 37% dos compradores estão a reduzir o número de colegas que viajam. Além disso, 22% dos compradores afirmaram que este tipo de viagens tende agora a ter um período de duração mais longo.
Além disso, 70% dos compradores sediados na Europa afirmaram que também esperam um orçamento médio mais elevado por viagem este ano, dizendo que o aumento dos custos exige um aumento do orçamento nas suas organizações.
Comentando o assunto, o vice-presidente de vendas internacionais da Cvent, Graham Pope, afirmou que os gestores de viagens corporativas estão a tentar trabalhar com os hotéis para que os compradores de viagens não tenham de lidar com custos elevados.
“Após o forte regresso das viagens de lazer e MICE, os gestores de viagens corporativas estão ansiosos por colocar as suas equipas de volta à estrada, mas estão interessados em trabalhar com hotéis que compreendam as suas necessidades e que possam ser flexíveis dadas as restrições orçamentais”, lê-se no comunicado de Pope.
Entre as prioridades dos compradores de viagens estão também os locais onde ficarão alojados, bem como a sustentabilidade.