Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

SIGA-NOS:

Entrevista ao presidente do Turismo do Sri Lanka: “Os portugueses serão recebidos de braços abertos”

Com uma ligação histórica a Portugal, que remonta aos séculos XVI e XVII com a presença portuguesa no país, o Sri Lanka quer voltar a receber os portugueses. Foi a mensagem deixada pelo presidente do Sri Lanka Tourism Promotion Bureau, no encontro que teve com um grupo de agências de viagens portuguesas, no passado dia 31 de maio. Durante o encontro, que decorreu no âmbito da fam trip organizada pela DIT Portugal, como o apoio da Turkish Airlines e do receptivo Unique Paradise Travels, o TNews entrevistou Chalaka Gajabahu, que revelou estar a planear uma ação de promoção para o mercado português.

Como é que o Turismo do Sri Lanka quer ser conhecido enquanto destino turístico?

Queremos que o Sri Lanka seja conhecido como uma ilha que tem todos os tipos de turismo que os turistas procuram, a única coisa que não temos é neve. Mas o mais interessante é que há muitos países com os meus assets, mas nós somos uma ilha pequena e temos tudo. Isso é único. Não encontram esta diversidade em qualquer país num pequeno espaço de tempo. Temos aventura, cultura, romance, água, desportos, wellness. Não somos um destino de bucket list, não quero que as pessoas venham um vez na vida e nunca mais venham, quero que repitam, voltem ao Sri Lanka, a nossa nova campanha global será baseada nessa premissa. Não somos um destino para “visitar uma vez na vida”, somos um destino pelo qual queremos que as pessoas se apaixonem, temos recursos para isso.

Como descrevem o atual momento do turismo no Sri Lanka?

Tivemos uma pandemia e depois uma crise económica no ano passado, mas somos uma nação muito resiliente, regressámos com muita força. Há um ano, exatamente, estávamos nas notícias pelas razões erradas, mas agora voltámos ao normal. Do ponto de vista do turismo, especificamente, os números alteraram-se drasticamente de uma forma positiva. De dezembro de 2022 a abril, tem chegado em média mais de 100 mil turistas por mês ao Sri Lanka. No ano passado, alcançámos 750 mil turistas, este ano e, até agora, já ultrapassámos os 500 mil turistas. O nosso objetivo é chegar a 1,5 milhões de visitantes em 2023 e no próximo ano esperamos ultrapassar o nosso melhor marco que foi de 2,3 milhões em 2018.

Quais são os vossos principais mercados emissores?

Os nossos principais mercados são a Índia, China, Rússia, Reino Unida, Alemanha e França. Tradicionalmente o Reino Unido, Alemanha, França e Índia estão sempre no top 5, mas recentemente a Rússia e a China aumentaram o número de visitantes no Sri Lanka?

Quantos portugueses recebe o Sri Lanka?

Este ano, já recebemos 1200 turistas oriundos de Portugal. Os maiores números foram em 2018 quando recebemos 5600 portugueses.

Querem aumentar este números?

Claro, claro que queremos. Temos planos para fazer promoção em Portugal. Temos uma longa história em conjunto e, do ponto de vista do marketing, pode ser trabalhado, e dizer ao mercado português voltem ao Sri Lanka. Temos historicamente uma ligação a Portugal, temos muitos marcos deixados pelos portugueses.

Qual a mensagem que deixa ao mercado português?

Os portugueses serão recebidos de braços abertos é a nossa mensagem para os portugueses, somos uma nação neutra, não estamos envolvidos em conflitos geopolíticos. Toda a gente vem cá. Temos 20 milhões de habitantes sempre de riso aberto para receber e cuidar dos turistas. 

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img