Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023

SIGA-NOS:

Espanha e Itália adotam medidas de controlo à covid-19 para viajantes provenientes da China

Depois de Itália, Espanha torna-se o segundo país da União Europeia a impor medidas preventivas aos viajantes provenientes da China, face ao rápido aumento de infeções de covid-19 no país, noticia o Tourinews. Os viajantes chineses terão de apresentar um teste negativo ou comprovativo de vacina contra a covid-19 para entrarem no país.

Como relata o jornal espanhol, o anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Carolina Darias, em conferência de imprensa esta sexta-feira. Conforme explicado pela ministra espanhola, todos viajantes chineses que viajam até Espanha são obrigados a apresentar um teste com resultado negativo ou o comprovativo de vacinação.

Os oficiais de saúde sublinham que a principal preocupação neste momento é que a onda de infeções na China possa levar ao aparecimento de uma nova variante que seja mais resistente às vacinas existentes.

 “Podem surgir novas variantes até agora não controladas”, frisa Carolina Darias, recordando que se espera “um aumento significativo de passageiros provenientes da China em todo o mundo” a partir de 8 de janeiro – data em que terminam as restrições no país.

De acordo com o Skift, a Itália também está a exigir que todos os viajantes chineses façam um teste antígeno antes de entrarem no país. O principal aeroporto de Milão, Malpensa, já havia começado a testar os passageiros que chegavam de Pequim e Xangai. “A medida é essencial para garantir a vigilância e deteção de possíveis variantes do vírus, a fim de proteger a população italiana”, disse o ministro da Saúde, Orazio Schillaci, na quarta-feira.

Recorde-se que, até agora, a China seguiu uma rigorosa política “covid-zero”, que será eliminada nos próximos dias, face aos protestos dos cidadãos. O alívio das restrições acontecerá no dia 8 de janeiro, nomeadamente a eliminação de quarentenas para viajantes internacionais.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img