Sábado, Outubro 16, 2021
Sábado, Outubro 16, 2021

SIGA-NOS:

Espanha: Sindicatos contra proposta da Hilton de eliminar a limpeza diária do quarto

Os sindicatos espanhóis denunciaram esta terça-feira, dia 5 de outubro, que a Hilton, quarta maior rede de hotéis do mundo, decidiu eliminar o serviço de limpeza de quarto diário nos seus hotéis. Só caso o cliente o solicite, os quartos serão limpos. Caso contrário, os quartos só serão limpos a cada cinco dias.

A rede tem defendido a medida pelo seu impacto ambiental, enquanto os sindicatos consideram que terá forte impacto na mão de obra.

A Confederação Sindical Espanhol (CCOO) alerta que se a medida for aplicada no país não só se perderão centenas de postos de trabalho, como as condições de trabalho das empregadas de andar irão piorar e a imagem do destino será afetada, porque a medida da rede americana viola os protocolos de segurança anti-Covid, escreve o Hosteltur.

Além disso, o sindicato denuncia que a sua aplicação acarretará “um aumento de trabalho e consequentemente um prejuízo para saúde da classe”, já que não é a mesma coisa limpar um quarto todos os dias ou a cada cinco.

“É um disparate que, ainda imersos na pandemia, existam redes hoteleiras que pretendam retirar o serviço de quartos diário ou que incentivem ou promovam, através das suas páginas web, descontos para clientes dos seus estabelecimentos que optem por não limpar diariamente os respetivas quartos. Temos que dizer que esse tipo de prática viola os protocolos de segurança anti-Covid legalmente estabelecidos durante a pandemia ”, afirma o sindicato. Por isso, apelam às autoridades competentes do turismo e da saúde para “evitar que se iniciem este absurdo, que pode constituir um grande descrédito para o turismo espanhol”

O CCOO lembrou que, nos Estados Unidos, o sindicato Unitehere tem convocado manifestações nas portas dos hotéis da rede Hilton e que esse sindicato e o CCOO cederam à International Sindical Rel UITA, que agrupa os sindicatos do setor hoteleiro em todo o mundo, o pedido para realizar uma campanha global “para evitar a aplicação e extensão desta medida tão prejudicial ao setor da Hotelaria”.

Em Espanha a Hilton tem 17 propriedades.

-PUB-

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img