Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

SIGA-NOS:

Estações Náuticas de Portugal anunciam aumento da rede com três novas certificações

As Estações Náuticas de Portugal (ENP) marcam presença na BTL de 2023 e anunciam o aumento da rede com três novas certificações; a abertura da sexta fase de candidaturas para novas certificações (já existem 10 manifestações com elevado grau de maturidade e centradas sobretudo em águas interiores); e ainda a estratégia de internacionalização das ENP.

A ENP marcará presença na BTL de 2023, entre 1 a 5 de Março, com um balcão em três stands da ERT – Entidades Regionais de Turismo (Porto e Norte, Centro e Alentejo/Ribatejo) e irá apresentar, através do Fórum Oceano, a Sessão Nacional da “Rota Nautical Portugal”, que se realizará esta quinta-feira, dia 2 de março de 2023, pelas 18h00, no stand da ERT “Porto e Norte”.

O ano de 2022 foi marcado “pelo sucesso da iniciativa do Caminho Marítimo para Santiago e pela incrementação da rede, com seis novas certificações”, afirma a entidade em comunicado. Durante a edição da BTL de 2023, irá realizar-se ainda a cerimónia pública da certificação de mais três estações, concluídas no final do ano transacto: Mértola e Alandroal, ambas de águas interiores, e Espinho, focada no Turismo do Surf. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas, com mais 10 manifestações de interesse a caminho, a maioria de águas interiores. Toda a oferta pode ser lida na Plataforma Nautical Portugal.

Aposta em territórios de águas interiores

As ENP afirmam que “têm sentido um elevado conjunto de manifestações de interesse provenientes de regiões com águas interiores, como Lagos do Sabor, com elevado grau de maturidade, Pedrógão Grande ou Penamacor”. “Estes são três exemplos do interior do país, em linha com a estratégia governamental que está a ser seguida pelo Ministério da Coesão e pela Secretaria de Estado do Turismo para territórios do interior, neste caso com água interior através de turismo para a natureza e demais produtos relacionados”, acrescentam.

Alinhamento Sustentável

Para o ano de 2023 a estratégia passa também pelo alinhamento com o Plano Turismo + Sustentável 20-23, nomeadamente “a capacitação e desenvolvimento de parcerias, bem como entidades que possam contribuir para a certificação de qualidade por parte dos operadores turísticos”.

Iirá ser apresentado durante a BTL 2023 o “Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para as infra-estruturas de apoio ao Turismo náutico” , por Teresa Ferreira, directora do Turismo de Portugal. Este documento resulta de um grupo de trabalho coordenado pelo Turismo de Portugal, no qual o Fórum Oceano é parte integrante.

Ainda na BTL, irá ser assinado Memorando da Rede de Compromisso AQUA+ com a ADENE – Agência Portuguesa para a Energia sobre a eficiência hídrica na hotelaria e empreendimentos turísticos de parceiros das Estações Náuticas.

Ambos momentos inscrevem-se no compromisso da Rede das Estações Náuticas com o Plano Turismo + Sustentável 2023.

Internacionalização

A Rede das Estações Náuticas de Portugal irá apresentar a sua estratégia de internacionalização com o lema “Water fun in Portugal by Nautical Portugal”, assim como os resultados já obtidos nos 3 mercados seleccionados (França, Alemanha e Países Baixos).

A Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal – denominado IREN –, está a ser financiada pelo Compete envolvendo 120 micro e pequenas empresas com produto estruturado para o mercado internacional, estando a ser promovida como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia…).

Nestes moldes, o IREN tem, entre outros, objetivos como a prospecção, conhecimento e acesso aos mercados internacionais selecionados; a promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços associados às Estações Náuticas de Portugal; bem como o reforço da notoriedade e visibilidade das marcas Alentejo, Centro de Portugal e Porto e Norte de Portugal, numa lógica de promoção dos territórios e das atividades náuticas em particular, entre outros aspectos.

O projecto da internacionalização será apresentado na BTL 2023, destacando-se as iniciativas de promoção junto de prospectores internacionais, com a realização de acções de charme nos mercados seleccionados e de três fam trips em Portugal para a apresentação da oferta da rede IREN no domínio da náutica.

O IREN tem como missão promover a oferta da rede das Estações Náuticas junto de Operadores Turísticos, jornalistas, clubes náuticos, federações de desportos náuticos, marinas, entre outros atores do sector náutico, dos três mercados seleccionados (França, Alemanha, Países Baixos)

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img