Sexta-feira, Outubro 4, 2024
Sexta-feira, Outubro 4, 2024

SIGA-NOS:

Estado do Piauí posiciona-se como destino turístico para o mercado português

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

O Piauí, considerado o coração do Nordeste brasileiro, está a promover-se em Portugal com um Seminário de Negócios, que decorre em Lisboa, até esta quinta-feira, dia 23 de novembro.

A iniciativa, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí, tem como objetivo “dar a conhecer as mais-valias do destino turístico à imprensa e trade português, posicionando-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses”, refere o comunicado da entidade organizadora.

Ao longo destes dias, o Estado do Piauí e cerca de 15 empresários piauienses dão a conhecer as mais-valias do destino turístico à imprensa e trade português, com o objetivo de posicionar-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses. A iniciativa é complementada com dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense.

A presença da comitiva piauiense em Portugal assinala ainda o lançamento da nova campanha turística no mercado português “Bora ali, no Piauí?”, que vai estar presente nos meios digitais.

Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece “turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis”.

Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

Segundo a nota de imprensa, a cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta “numa herança cultural única”. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.

O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.

Delta do Parnaíba / Foto: André Pessoa

Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.

No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros. A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.

Serra Capivarra

Nos últimos anos, Portugal tem se posicionado entre os 5 principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo dados da Embratur. Contudo, o objetivo do SEBRAE/PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.

Esta iniciativa pretende impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português.

Além das atrações turísticas, o Seminário também irá abordar oportunidades de negócios para empresas portuguesas interessadas em investir no Piauí.

“Trazemos o destino Piauí a Portugal, não só no que se refere a atrativos turísticos, mas também às potencialidades do agronegócio, como mel, castanha e alimentos, e do artesanato em cerâmica e opalas. Queremos o olhar de Portugal, que é um dos maiores mercados emissores de turistas e tem grandes investidores para as riquezas do nosso Estado. Com esta ação, esperamos gerar negócios, contribuindo para o avanço dos pequenos negócios e para o desenvolvimento económico e social do Piauí”, destaca Júlio César Lima Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.

A iniciativa teve ainda o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a promoção da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img