Todos os dias somos inundados com notícias sobre as constantes interrupções e perturbações nos voos. Independentemente dos voos serem atrasados ou até mesmo cancelados, os viajantes estão a sofrer com isso.
Além disso, parece que essas interrupções estão aqui para ficar, já que as companhias aéreas estão a reduzir a sua capacidade de voo para este verão para garantir que vendem apenas o que podem servir. E mesmo assim, os aeroportos estão a pedir às companhias aéreas que reduzam ainda mais a sua carga, pois duvidam que tenham capacidade para servir essa carga que já é reduzida.
No entanto, parece que ninguém é capaz de resolver esta confusão e os viajantes estão a ficar presos em aeroportos superlotados com pouca ou nenhuma comunicação das companhias aéreas, tendo em alguns casos que esperar dias pelo seu voo, que é adiado diariamente. Sem falar nos vários problemas com as bagagens.
Sabendo disso e tentando tirar o máximo proveito dessa situação, as agências de viagens não deviam usar seu orçamento de marketing para tentar divulgar uma das suas principais vantagens competitivas em relação às reservas diretas nas companhias aéreas e até mesmo contra grandes OTAs?
Estou-me a referir ao trabalho que os agentes de viagens fazem em nome de seus viajantes e que lhes valeu
tantos artigos elogiando o seu valor quando a pandemia nos atingiu e os viajantes ficaram retidos sem conseguir chegar em casa e não conseguiram contactar a OTA ou a companhia aérea onde tinham feito as suas reservas, devido à falta de capacidade de resposta dos seus contact centers. Aqueles que tinham reservado com um agente de viagens “real” tiveram a sua vida facilitada e passaram esse fardo para o agente de viagens, que fez o trabalho duro por eles. Bem, a situação não é tão grave como quando a pandemia começou em março/abril de 2020, mas certamente não é boa.
Na minha opinião, este é o momento em que as agências de viagens devem gastar o seu orçamento de marketing criando campanhas on-line e off-line como “Reserve connosco e não fique sozinho!”, “Quando as coisas ficam difíceis, nós protegemo-lo!” , e assim por diante.
Não sou marketeer, mas parece-me que esta é uma oportunidade óbvia que as agências de viagens devem aproveitar, hoje!
Por João Taborda
Diretor Comercial da TTS – Travel Technology & Solutions.