A falta de confiança em algumas empresas de turismo é a maior barreira para voltar a fazer uma reserva após a pandemia, de acordo com uma pesquisa da associação inglesa de defesa do consumidor Which?.
No início deste ano, associação entrevistou mais de 4.000 pessoas que reservaram um pacote de férias que não foi usado entre março de 2020 e fevereiro de 2021 para saber se fariam reservas com a mesma empresa novamente no futuro e porquê.
No geral, 70% disseram que provavelmente farão reservas com a mesma empresa novamente no futuro. Mas “surgiram diferenças entre as empresas que fizeram um esforço para tratar bem os clientes durante a pandemia e as que não o fizeram”, segundo se lê na notícia do Travel Weekly.
Quase dois terços (63%) dos clientes de ‘pacote de férias’ da Ryanair disseram que não iriam reservar com a empresa novamente porque já não confiavam na empresa, enquanto mais de três quartos dos clientes da Love Holidays (77% ) disse o mesmo.
Muitas das reclamações sobre as duas empresas concentraram-se em problemas com a obtenção de reembolsos, com os clientes a reclamar de longas esperas, reembolsos parciais e falta de simpatia ou compreensão das empresas ao tentar obter o seu dinheiro de volta.
Em contraste, uma alta percentagem de clientes de empresas como Hays Travel (85%), Audley Travel (82%), Jet2 (82%) Saga (82%), Tui (78%), Kuoni (77%) e Riviera Viagens (77%) disse que provavelmente reservaria novamente na mesma empresa.
Mais de oito em cada dez clientes da Audley Travel, Hays Travel, Jet2 Holidays e Saga que tiveram um pacote de férias que não puderam realizar, disseram que provavelmente farão uma reserva com a empresa novamente.
No entanto, segundo a pesquisa da associação de defesa dos consumidores apenas metade dos clientes da Ryanair e da Teletext Holidays entrevistados disseram que provavelmente reservariam um pacote de férias com a mesma empresa novamente.
A Which? afirma que a Ryanair está a vender pacotes ao abrigo da Diretiva Europeia das Viagens Organizadas. Em resposta, a companhia aérea disse: “A Ryanair não comercializa nem vende pacotes de férias ”.
O editor de viagens da Which?, Rory Boland, disse: “Com as viagens internacionais ainda repletas de riscos potenciais que podem deixar os turistas incapazes de viajar como palnearam, confiar que uma empresa irá reembolsá-los se as coisas não correrem bem será vital para encorajar os clientes a fazerem reservas num futuro próximo”.