Um recente estudo da Bolsa de Empregabilidade revelou que as empresas do setor do turismo estão à procura de profissionais para as áreas de hotelaria e restauração/Food & Beverage.
Além da tendência para estas duas áreas, outros recrutadores procuram profissionais de recursos humanos, gestão, marketing e eventos para complementarem as suas equipas.
Com uma ocupação atual de 80% para a Feira de Emprego do Turismo de 2025, a Bolsa de Empregabilidade desenvolveu um estudo com 89 empresas do setor, inscritas na Feira de Emprego do Turismo de 2025, para perceber as suas intenções de recrutamento. Foram retiradas conclusões sobre as principais áreas para as quais pretendem recrutar, os desafios que enfrentam atualmente, a tipologia de vagas disponíveis, entre outras informações.
Em relação aos principais desafios e necessidades atuais das empresas, entende-se que o maior objetivo é a retenção de talentos, seguindo-se de outras preocupações a serem desenvolvidas, como a formação contínua, a sustentabilidade e a diversidade de competências.
Para o ano de 2025, prevê-se uma maior procura por rececionistas, cozinheiros de 1ª/2ª e housekeepers, havendo também a intenção de preenchimento de posições para sommeliers, coordenadores de grupos e eventos, diretores, chefes de cozinha, entre outras funções.
As empresas estão atualmente à procura de profissionais já com alguma experiência no setor, procurando maioritariamente por profissionais de um nível intermédio. Apesar desta tendência, continua a haver empresas que procuram juniores e seniores para determinadas funções.
As inscrições para a Feira de Emprego do Turismo de 2025 decorrem até ao final do ano, 31 de dezembro, sendo que atualmente está disponível o pack Talent Sprint até 30 de novembro, contando com vagas limitadas.