O Governo italiano e a Lufthansa chegaram a acordo sobre o preço final da venda da ITA Airways, anunciou o Ministério da Economia de Itália.
Os acordos a enviar para Bruxelas para garantir a concorrência “foram enviados à Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia”, nos prazos estabelecidos, disse o executivo em comunicado, citado pela Lusa. “As condições económicas previstas não se alteraram face ao acordo já assinado” em maio de 2023, clarificou.
Em maio do ano passado, o Estado italiano e a Lufthansa acordaram a entrada do grupo alemão no capital da ITA Airways. O acordo determinou que o gigante aéreo pretendia adquirir inicialmente uma participação minoritária de 41% da empresa pública italiana por 325 milhões de euros, reservando-se a possibilidade de aumentar para 100% a médio prazo.
A Lufthansa e o Governo italiano respeitaram o prazo – fixado para a meia-noite de segunda-feira, dia 11 de novembro – para enviar à Comissão Europeia o pacote de soluções que asseguraria a garantia da manutenção da concorrência.