A Europalco, empresa de soluções para eventos e espetáculos, conquistou recentemente a certificação ISO 20121 em reconhecimento do seu compromisso com a sustentabilidade nos eventos corporativos. Esta certificação reforça a sua posição como uma referência em serviços de eventos sustentáveis e responsáveis socialmente, realça a empresa, em comunicado.
A norma ISO 20121, estabelecida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), é um padrão global que visa melhorar as práticas de organização de eventos sustentáveis, priorizando a redução do impacto ambiental, social e económico, além de garantir a segurança dos eventos.
Para o fornecedor português, a certificação reflete o “seu compromisso com vários princípios, tais como uma abordagem sustentável, a elevação da marca, a conformidade legal, a eficiência operacional, a satisfação do cliente, a promoção da inovação e a mitigação de riscos”.
O percurso da Europalco rumo à certificação ISO 20121 envolveu um esforço abrangente para consolidar as práticas sustentáveis existentes num quadro estruturado. A gestão intermédia desempenhou um papel importante no acompanhamento dos objectivos e acções, garantindo a integração perfeita das práticas sustentáveis nos processos existentes (ISO 9001:2015) e monitorizando-os de perto.
“A nossa abordagem para obter a Certificação ISO 20121 envolveu uma revisão completa e a melhoria das nossas políticas de sustentabilidade”, explicou Rita Corredoura, responsável de Qualidade da Europalco. “Implementámos medidas para minimizar a nossa pegada ambiental, promover a responsabilidade social e otimizar a eficiência operacional, tudo isto mantendo os mais elevados padrões de segurança.”
“Esta é uma conquista significativa para a nossa empresa, uma vez que destaca a nossa dedicação à sustentabilidade no sector dos eventos”, afirmou Corredoura. “Esta certificação está alinhada com os nossos valores fundamentais e reflecte os nossos esforços contínuos para dar prioridade à sustentabilidade em todas as facetas das nossas operações. Queremos que a Europalco seja uma referência no sector dos eventos, capacitando as pessoas e prestando serviços com um padrão de sustentabilidade inquestionável. Ao investir rigorosamente na qualidade, segurança e inovação, pretendemos ser um exemplo de excelência no fornecimento de soluções integradas para eventos de uma forma ambientalmente responsável. Além disso, o nosso compromisso estende-se à promoção da solidariedade e do apoio social, à valorização do capital humano e à difusão do conhecimento através de parcerias estratégicas, reforçando assim a nossa posição de líder na gestão sustentável de eventos”, conclui.
Além da obtenção da certificação ISO 20121, a empresa portuguesa está ativamente envolvida em iniciativas para reduzir o seu impacto ambiental e beneficiar as comunidades locais. Orientada pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Europalco alinha as suas práticas com os objectivos globais de sustentabilidade, identificando oportunidades de crescimento e minimizando riscos. Esta abordagem promove a inovação, a resiliência e um futuro mais sustentável. A Europalco promove uma economia circular através da reutilização de resíduos de eventos, tais como estruturas de palco, cenários e têxteis, transformando-os em novos produtos ou doando-os a instituições, indivíduos ou mesmo aos seus colaboradores. Apoia também iniciativas sociais, educativas e culturais locais, demonstrando o seu compromisso com a responsabilidade social das empresas: respeito pelos direitos humanos, ética e transparência, cuidado ambiental, participação comunitária, diversidade e inclusão, e envolvimento em causas sociais.
“Acreditamos que a sustentabilidade não é apenas um objetivo, mas uma jornada para criar um futuro melhor para todos”, afirmou Pedro Magalhães, CEO da Europalco. “Através da inovação contínua, da colaboração e de processos empresariais responsáveis, a Europalco esforça-se por ser um exemplo de excelência no sector dos eventos, impulsionando mudanças positivas e deixando um impacto duradouro na sociedade e no ambiente”, acrescentou.