Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

Eurowings, Jet2 e Iberia foram as companhias mais pontuais em Portugal em 2023

Em 2023, a Eurowings, Jet2 e Iberia destacaram-se como as companhias aéreas mais pontuais em Portugal, de acordo com a análise anual da AirHelp. Num cenário em que mais de 80 mil voos sofreram perturbações, afetando cerca de 11 milhões de passageiros, as três transportadoras conquistaram os primeiros lugares no ranking de pontualidade. Enquanto a Eurowings liderou com uma pontualidade de 93%, a Jet2 registou 81% dos voos a tempo, seguida pela Iberia, que registou uma pontualidade de 79%.

De acordo com a análise realizada pela AirHelp, dos países europeus com maior tráfego aéreo em 2023, Portugal foi dos que apresentou uma maior taxa de voos atrasados – mais de 80 mil voos sofreu algum tipo de perturbação (cancelamento ou atraso), afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de Portugal. Segundo a AirHelp, mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações.

Já em 2022, Portugal foi um dos países que apresentou uma maior taxa de voos atrasados e de passageiros afetados. Nesse ano, a análise dava conta de algum tipo de perturbação em mais de 63 mil voos (cancelamento ou atrasos), tendo afetado mais de nove milhões de passageiros, dos mais de 26 milhões que viajaram a partir de Portugal (34%). Tendo em conta estes números, mais de 650 mil passageiros foram elegíveis na obtenção de compensações.

As melhores e piores companhias aéreas a operar em Portugal

A AirHelp publicou recentemente o seu ranking anual das melhores companhias aéreas internacionais do mundo: o AirHelp Score 2023. Esta análise, que culmina com uma lista extensiva das 83 companhias aéreas, contemplou duas companhias aéreas portuguesas: a TAP e a Azores Airlines. Este ranking, que, além da pontualidade, tem em conta outros fatores como as avaliações dos utilizadores e a gestão de reclamações, revelou que as melhores companhias aéreas a operar em Portugal foram a TAP (7,16/10); Transavia (7,16/10) e easyJet (6,79/10).

Contudo, ao concentrarmo-nos exclusivamente no critério da pontualidade, observamos uma alteração no desempenho das companhias aéreas, com a Eurowings, Jet2 e Iberia a destacarem-se como as líderes do top 3. A Eurowings, classificada em segundo lugar no ranking internacional, operou mais de dois mil voos em Portugal, transportando mais de 320 mil passageiros, com uma taxa de pontualidade de 93%. A Jet2, que registou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos, apresenta uma taxa de pontualidade de 81%. Por fim, a Iberia, com mais de 500 mil passageiros transportados em 3,5 mil voos, obteve uma pontualidade de 79%.

Destaca-se também a quarta colocada, a Ryanair, que, além de apresentar uma taxa de pontualidade de 72% nos seus voos, conquista a posição de segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses. A transportadora aérea irlandesa movimentou mais de 5,5 milhões de passageiros e operou 34 mil voos.

No extremo oposto da pontualidade encontra-se a TAP, considerada a pior companhia aérea nesse critério. Apesar dos dados de desempenho não serem os mais favoráveis, a TAP é a preferida dos portugueses, com o maior número de voos operados e passageiros transportados em 2023. A transportadora nacional transportou 10 milhões de pessoas ao longo de 70 mil voos, no entanto, apenas 59% destes voos foram pontuais.

Em segundo lugar entre as menos pontuais, surge a easyJet. A companhia aérea de baixo custo britânica, escolhida por mais de cinco milhões de passageiros, operou 32 mil voos, mas apenas 56% destes cumpriram o horário de saída programado.

Balanço dos aeroportos portugueses em 2023

A análise dos aeroportos portugueses em 2023, no âmbito do AirHelp Score, vai além da avaliação das companhias aéreas, abrangendo também os melhores aeroportos internacionais. Considerando critérios como pontualidade, avaliações dos utilizadores e a oferta de serviços no aeroporto, o ranking deste ano incluiu 194 aeroportos, incluindo os aeroportos nacionais do Porto, Lisboa, Faro, Açores e Madeira.

Para esta análise, a AirHelp analisou os melhores aeroportos nacionais tendo em conta apenas o fator pontualidade. Ainda assim, a única alteração verificada é no terceiro lugar, continuando a liderar o pódio o Aeroporto do Porto e, em segundo lugar, o Aeroporto de Faro. O Aeroporto de Lisboa, por sua vez, é considerado o aeroporto nacional menos pontual.

O aeroporto das Lajes, apesar de ter menos tráfego, é um dos aeroportos que mais controla a hora de partida dos seus voos. Com mais de 500 mil voos este ano e seis mil passageiros, tem uma taxa
de pontualidade de 72%, o que faz dele o terceiro aeroporto mais pontual de Portugal em 2023.

O Aeroporto do Porto, mantendo consistentemente a sua posição, reafirma-se como o principal aeroporto no que toca à pontualidade, liderando a lista com 73% dos voos a partir no horário previsto. Em contrapartida, o Aeroporto de Lisboa permanece como o aeroporto menos pontual. Localizado na capital portuguesa, o Aeroporto Humberto Delgado recebeu mais de 16 milhões de passageiros, consolidando a sua posição como o aeroporto mais movimentado do país.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img