A Feira Internacional de Enoturismo (FINE), em Valladolid, será realizada de forma presencial, nos dias 9 e 10 de junho, com a participação de compradores de 17 países da Europa, Ásia, Oceânia e Américas e ainda a presença de 100 empresas de vinho, roteiros e hotéis de enoturismo.
As empresas de vinho serão acompanhadas por organizações regionais de promotores, permitindo os contactos com compradores internacionais e profissionais de turismo, previamente inscritos. Contará com duas áreas exclusivas para networking, “B2B FINE” e “Networking Restaurant”, “Be FINE” para partilha de conhecimento e “Wine Bar” para contactos espontâneos e informais.
A participação de empresas e instituições portuguesas, cerca de 50, será ainda maior do que a do ano passado. A FINE realizará testes de antígenos e testes de PCR gratuitos a todos os participantes: expositores, compradores, funcionários de empresas colaboradoras, visitantes e jornalistas.
Os principais interesses dos compradores referem-se à descoberta de novos circuitos, novas adegas e percursos, propostas e espaços para viagens de incentivo, experiências de luxo, viagens individuais à medida, para famílias, casais ou pequenos grupos.
A oferta da FINE é composta por mais de uma centena de adegas especializadas, territórios e alojamentos em Portugal, Espanha e Itália. Importantes empresas de vinhos de regiões como Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Tejo, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes, vão mostrar-se na diversidade dos seus programas de enoturismo.
A feira proporciona ainda uma experiência de 360 graus, com conferências em mesas redondas e workshops, nos quais especialistas de diferentes áreas irão explicar como aplicar soluções ao enoturismo para melhorar o seu desenvolvimento, desde a análise de dados ao conhecimento do mercado ou criatividade, para gerar novas experiências.