O projeto Excelência de Portugal nasceu em 2017, pelas mãos de Susanna Tocca, profissional de turismo desde há vários anos a trabalhar em Portugal. O objetivo era criar uma softbrand para o turismo premium e de luxo português e, por isso, juntaram-se ao projeto, como membros fundadores e também mentores, os hotéis The Yeatman e Palácio Estoril.
Atualmente, a marca conta com um total de sete membros, mas pretende, em 2021, aumentar a rede de hotéis privados de luxo e boutique portugueses, de modo a cobrir todo o território nacional, continente e Ilhas.
Em entrevista ao TNews, Susanna Tocca conta como tem sido o trabalho da marca nestes primeiros anos: “Temos desenvolvido várias ações de promoção entre famtrips, eventos nos mercados alvo e participação em feiras nomeadamente no mercado brasileiro e também nos países da Escandinávia”.
Como em tantas outras atividades, a pandemia trouxe constrangimentos ao desenvolvimento do trabalho da Excelência de Portugal, que se viu a braços com limitações para organizar eventos promocionais, bem como restrições de viagens.
Contudo, durante o ano 2020, “participamos em webinares dirigidos para o mercado brasileiro bem como numa feira online para o segmento wedding a nível internacional e numa feira
Online para os mercados de língua alemã”, refere a responsável.
Promover Portugal no segmento do luxo, para viagens de lazer, enoturismo, casamentos e golfe é a missão da Excelência de Portugal que identificou como mercados alvo os de língua alemã, Escandinávia, Espanha, Brasil e Médio Oriente. Futuramente, a marca quer também promover Portugal como destino de Bem-Estar e eventos corporativos.
Como funciona?
Todos os membros são promovidos através da marca umbrela Excelência de Portugal nas redes sociais e no site. Além disso, existe uma agenda de promoção e marketing onde estão incluídas determinadas feiras, roadshows e porta a porta nos mercados alvos, nos quais os membros podem inscrever-se.
“Como na maior parte dos casos a participação é através da marca Excelência de Portugal, naturalmente, o custo é mais em conta e, ao mesmo tempo, apresentamo-nos como marca premium do destino, o que causa um impacto bastante mais interessante”, refere Susanna Tocca.
“Existe uma agenda de marketing ainda para este ano onde constam feiras que recomendamos, nas quais os associados podem participar ou fazer-se representar”, explica Susanna Tocca.
“A partir de setembro, a proposta de representação continua através da nossa rede de parceiros nos mercados que definimos como prioritários para o projeto”, acrescenta. Os membros deverão escolher pelo menos dois mercados. No entanto, ao escolherem quatro “tem uma proposta mais em conta”, explica.
Em 2022, será retomada a organização de eventos em Portugal para promover determinados produtos de nicho oferecidos pelos membros, entre os quais, Destination Wedding, Enoturismo, e Golfe, e, futuramente,também o Bem-Estar e eventos corporativos.
“Nestes eventos participarão em primeiro lugar os nossos membros mas estarão abertos também a outros expositores que queiram participar, sempre a um nível de produto premium/luxo”, afirma.
A marca Excelência de Portugal está também aberta a marcas premium com ligação à hotelaria, que queiram aproveitar a plataforma para se promover a nível internacional. Estas marcas tem o estatuto de “parceiros nacionais”, alguns já estão representados no site da Excelência de Portugal.
Integram a marca os hotéis Palácio Estoril, The Yeatman, Casa Palmela, Casa da Calçada, Valverde Lisboa, Torre de Gomariz e o Vintage House.