As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países registaram um aumento homólogo de 5,6% e 6,8%, respetivamente, no mês de outubro, de acordo com dados do Banco de Portugal.
“Em outubro de 2024, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 5,6% face a outubro de 2023 (após uma variação de 8,9% em setembro) e um crescimento das importações de 6,8% (após uma variação de 6,9% em setembro)”, lê-se no comunicado do Banco de Portugal.
Os resultados evidenciam uma desaceleração nas exportações e nas importações no turismo em outubro. Desde o início de 2024, a taxa de variação homóloga desceu em seis meses e subiu em quatro, tanto nas importações, como nas exportações de turistas.
Os dados apresentados são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
“Esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”, indica o banco.