Os hotéis do Porto e Norte estão com uma taxa de ocupação de mais de 70% para o Natal e Passagem de ano, podendo chegar a atingir valores acima dos 80% em cidades como Porto, Braga e Viana do Castelo.
O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, disse esta sexta-feira, dia 29, à agência Lusa que os hotéis do Porto e Norte estão com taxas de reservas “acima dos 70%” para a quadra festiva.
“À medida que a época se vai aproximando, podem chegar a valores mais elevados, como aconteceu no passado, em que na altura do Natal e do Ano Novo chegámos a ter acima dos 80% em cidades como o Porto, Braga ou Viana do Castelo”, acrescentou.
Sobre a potencial contenção de turistas devido aos conflitos internacionais atuais, o presidente da TPNP afirma que o turismo na região do Porto e Norte de Portugal tem passado “um pouco ao lado” destes, permitindo que a atividade turística se mantenha “a bom ritmo”.
Luís Pedro Martins identifica que os principais mercados da região são os espanhóis, franceses e alemães, mas também os mercados de longa distância, como o americano, olham para Portugal como “um país seguro e tranquilo”.
Já Bruna Ribeiro, assistente de direção do Neya Porto Hotel, indicou que a taxa de ocupação para o Natal está a rondar os 63,63% e para a Passagem de Ano a taxa de ocupação está nos 88,9%.
Uma fonte do hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, adiantou à Lusa que existe “uma elevada procura”, tanto ao nível de alojamento, como ao nível de eventos para as quadras festivas que se avizinham. “Regista-se um aumento da mesma, comparativamente ao ano anterior. Os eventos de Natal e Passagem de Ano estão a ser muito procurados, pelo que as perspetivas para dezembro de 2024 são muito boas”, disse.
Já o hotel The Vintage House, em Pinhão, está a registar “uma procura antecipada para reservas de Natal e Passagem de Ano, em linha com o ano passado”, informou uma fonte oficial da unidade hoteleira à Lusa.
“Estamos com uma previsão otimista. Considerando a procura existente, prevemos igualmente um bom mês de dezembro em 2024. No caso do Douro, a reserva antecipada para a quadra festiva, ganha importância acrescida, para se poderem assegurar todos os serviços no Natal e Passagem de Ano”, acrescentou.