Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024

SIGA-NOS:

Famílias mais vulneráveis da Ilha do Príncipe são realojadas com projeto liderado pelo grupo HBD Príncipe

O projeto “Terra Prometida” liderado pela HBD Príncipe e pelo Governo Regional do Príncipe com o apoio da UN-Habitat está a ser concluído. Ainda neste mês de agosto, as famílias mais vulneráveis da Ilha do Príncipe irão ser realojadas na Terra Prometida.

Para comemorar esta conquista, o governo de São Tomé e Príncipe convidou Maimunah Mohd Sharif, subsecretária-geral e diretora executiva da UN-Habitat, a visitar o país entre o passado dia 13 e 18 de agosto de 2023. Durante a sua estadia, um dos pontos altos foi um evento na Terra Prometida, no dia 16 de agosto, e ao qual se juntou o fundador do grupo HBD Príncipe, Mark Shuttleworth, para inaugurar oficialmente o processo de reassentamento. Segundo os responsáveis, “este evento foi uma oportunidade para destacar globalmente uma iniciativa que promete transformar a vida de centenas de pessoas na comunidade de Roça Sundy”.

“A comunidade de Roça Sundy trabalhou cuidadosamente durante anos para criar a sua nova aldeia, com um título legal e infraestruturas dedicadas para servir as suas necessidades. Gostaria de reconhecer e apreciar a forma como eles e o seu conselho trabalharam através de questões e compromissos complexos e emotivos, em parceria com a UN-Habitat e a HBD, para concretizar este sonho. Embora isto seja apenas o início, é um feito tremendo e um marco a celebrar no Príncipe”, afirmou Mark Shuttleworth.

Um projeto de reassentamento sustentável, conhecido como Terra Prometida, foi criado para realocar a população de Roça Sundy, com o objetivo de oferecer não só casas modernas e seguras, mas também um ambiente favorável à educação, cuidados de saúde, desenvolvimento económico e bem-estar geral das pessoas.

A Roça Sundy, uma área de relevância histórica pela ligação ao passado da comunidade que nela habita, foi concedida à HBD Príncipe pelo Governo Regional do Príncipe em 9 de fevereiro de 2011. Considerando a importância do desenvolvimento sustentável e do bem-estar da comunidade, a HBD Príncipe solicitou formalmente a experiência da UN-Habitat para criar um projeto que melhorasse as condições de vida dos residentes da Roça Sundy, respeitando os seus direitos humanos e minimizando o impacto ambiental.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img