A edição de 2022 da Feira Internacional de Turismo de Madrid, FITUR, encerrou este domingo, dia 23, com um balanço de sucesso que superou todas as expectativas.
Segundo o comunicado da IFEMA MADRID, entidade organizadora, a feira contou com um total de 111.193 participantes – 81.193 profissionais de 127 países nos seus três primeiros dias profissionais e 30.000 nos seus dois dias de abertura ao público, aos quais devem ser acrescentados os participantes da plataforma digital LIVEConnect, que registou 33.286 inscrições, 10% acima das previsões.
A representação de empresas, países e destinos colocou a FITUR 2022 em números próximos às edições pré-pandemia, com 6.933 participantes, -600 expositores principais- de 107 países, dos quais 70 compareceram com representação oficial.
“A participação de Ministros do Turismo de 21 países e 4 delegações oficiais; o papel ativo da Organização Mundial do Turismo e a presença multiplicada de autoridades espanholas de todas as Administrações, chefiadas por Suas Majestades o Rei e o Presidente do Governo, fizeram da FITUR uma edição com um claro impacto na reativação do setor”, escreve a organização da feira.
Estima-se que o movimento de chegadas à FITUR tenha gerado um impacto na economia madrilena de mais de 150 milhões de euros.
O impacto da celebração da FITUR 2022 também se refletiu “na extensa cobertura mediática internacional registada nestes dias em que 3.981 jornalistas de 40 países foram credenciados, quase o dobro de maio de 2021”.
O impacto dos canais da FITUR nas redes sociais também duplicou, com mais de 6 milhões de impressões e 90 mil interações com os perfis da feira, fruto das 1.200 publicações nos seus canais para a retransmissão do evento. A feira reúne atualmente uma comunidade de mais de 263.000 seguidores, dos quais mais de 8.000 aderiram esta semana.