Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

SIGA-NOS:

ForwardKeys prevê que procura por viagens de verão na Europa recupere dos níveis pré-pandemia

A ForwardKeys prevê que a procura por viagens de verão na Europa ao longo do ano recupere totalmente dos níveis pré-pandemia. Esta tendência significa um regresso total aos níveis de viagens anteriores à pandemia, com mudanças notáveis nas preferências dos viajantes.

A análise das pesquisas de voos de janeiro a abril de 2024 mostra que Londres (5% de quota de pesquisas de voos para viajar para a Europa) beneficia do maior aumento relativo na quota de pesquisas por viagens de verão de 2024 (+1,9 pontos percentuais), impulsionado pelo entusiasmo colateral dos Jogos Olímpicos de Paris, com ligações de transportes facilmente disponíveis para a capital francesa.

Por sua vez, Paris apresenta uma popularidade semelhante (aumento de +0,5 pontos percentuais), embora a sua percentagem de pesquisas seja ligeiramente inferior, uma vez que muitos visitantes dos Jogos Olímpicos terão planeado viagens diretas com maior antecedência. Istambul (+0,4 p.p.), Roma (+0,7 p.p.) e Milão (+0,7 p.p.) ganham em popularidade relativa, enquanto os destinos em Espanha, Grécia e Portugal (incluindo Atenas, Lisboa, Madrid e Palma de Maiorca) perdem terreno depois de terem tido uma grande procura nos anos pós-covid – o que reflete a mudança de preferências entre os viajantes europeus.

No entanto, alguns destinos estão a contrariar esta tendência, incluindo Tenerife (+0,41 p.p.) e Esmirna (+0,25 p.p.), que estão a registar o maior aumento de interesse entre os destinos de nível médio. O interesse crescente pelas cidades do Norte da Europa, Reiquiavique (+0,21 p.p.) e Munique (+0,15 p.p.), reflete a popularidade dos destinos com temperaturas mais frescas no verão entre os turistas.

Na Europa de Leste, Tirana (+0,07 p.p.) continua a aumentar a sua popularidade, com base no sucesso dos últimos anos, e é acompanhada por Erevan (+0,03 p.p.) e Tiblissi (+0,09 p.p.) – populares entre os turistas europeus e russos, devido à combinação de património natural e cultural disponível e preços acessíveis.

A análise dos dados de emissão de bilhetes para viagens para destinos urbanos europeus em julho e agosto de 2024 revela uma mudança nas preferências dos consumidores para destinos naturais (+19%) e urbanos (+14%) em detrimento dos tradicionais destinos de sol e praia (+8%). Esta situação reflete-se a nível sub-regional, uma vez que o crescimento anual das chegadas internacionais à Europa Central e Oriental (+25%), à Europa Ocidental (+15%) e à Europa do Norte (+13%) ultrapassa o dos destinos do Sul da Europa (+11%).

Viajantes europeus concentram-se nos destinos asiáticos

As viagens de saída da Europa também estão a revelar tendências claras, com um crescimento anual nas viagens intraeuropeias (+14%) e de longo curso para uma gama diversificada de mercados asiáticos (+16%). Os dados relativos aos bilhetes para julho e agosto indicam que os viajantes europeus estão a optar cada vez mais por se aventurar mais longe para explorar as paisagens e culturas de Pequim (+132%) em particular, bem como Osaka (+66%), Banguecoque (+21%), Colombo (+21%) e Kuala Lumpur (+14%). Estes destinos beneficiam de vários fatores, incluindo a melhoria da conetividade, a isenção de vistos para os europeus que entram na China e a taxa de câmbio favorável entre o euro e o iene. O crescimento moderado da procura nos mercados norte-americanos de Chicago (+14%) e Miami (+9%) também é notável.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img