A divisão de turismo da Fosun International, grupo chinês proprietário das marcas Thomas Cook e Club Med, duplicou as suas perdas no primeiro semestre do ano devido às restrições de viagens relacionadas com a pandemia de covid-19. Até 30 de junho, a receita total do grupo chinês caiu de 4.527 milhões de yuans (596 milhões de euros) neste primeiro semestre para 2.781 milhões (366 milhões de euros), de acordo com o TTG, citado pelo Hosteltur.
A Fosun era a principal acionista do grupo do Reino Unido, com uma participação de 18%, e quando a marca icônica faliu em setembro de 2019, adquiriu a marca Thomas Cook em novembro daquele ano.
Posteriormente, a marca Cook foi reativada no Reino Unido em setembro do ano passado como uma agência de viagens online. De acordo com o grupo, no primeiro semestre de 2021, a faturação da Thomas Cook no Reino Unido foi de 113 milhões de yuans (€ 15 milhões).
No entanto, o volume de negócios em julho quase duplicou os níveis de junho, atingindo 30 milhões de yuans (3,9 milhões de euros), depois do Reino Unido ter levantado grande parte das restrições de viagens.
Já a faturação do Club Med caiu 64% durante o primeiro semestre, registando um prejuízo de 991,6 milhões de yuans.
Mais da metade dos 63 resorts do Club Med (35) estão na região EMEA. Precisamente, todos os resorts de montanha do Club Med nos Alpes, exceto Saint Moritz, foram fechados durante a temporada de inverno 2020/21 (de janeiro a abril) devido à suspensão das viagens nos principais mercados emissores, de acordo com a Fosun.
No entanto, mais de 60% dos resorts Club Med em todo o mundo, 39, foram reabertos no final de junho deste ano, permitindo operar 58,4% de sua capacidade de junho de 2019.
Ao mesmo tempo, as reservas até dezembro recuperaram para 83,9% dos níveis do segundo semestre de 2019. A Fosun planea abrir 16 novos resorts Club Med até o final de 2023, oito dos quais na China.