A partir de 21 de julho, e na sequência dos últimos anúncios de Emmanuel Macron, o passe sanitário será implementado na maioria dos locais abertos ao público, nomeadamente nos parques de lazer e temáticos. Todos os visitantes com 18 anos ou mais terão de apresentá-lo.
“A partir de 21 de julho, o passe sanitário será necessário, exceto para crianças menores de 12 anos, devendo haver flexibilidade para quem tem até 18 anos. Faremos tudo para garantir a segurança dos nossos visitantes: ofereceremos testes in loco, nas nossas unidades principais”, explica, Dominique Thillaud, CEO da Compagnie des Alpes, um parque de lazer afetado pela medida, citado pelo L’Echo Touristique.
O parque Puy du Fou também se compromete a facilitar o acesso ao passe sanitário para os visitantes com mais de 12 anos, disponibilizando testes antigénicos no local. Estes testes já foram oferecidos a cerca de 15.000 espetadores que assistiram ao espectáculo noturno La Cinéscénie, desde o início do mês. Foram ainda realizados 2.000 exames gratuitos nas três primeiras apresentações, em parceria com a Agência Regional de Saúde (ARS) e um laboratório regional. O Puy du Fou estenderá o passe sanitário a todos os seus parques e hotéis a partir de 21 de julho.
Numa breve nota publicada no site, a Disneyland Paris adianta que: “Vamos ajustar as nossas operações para cumprir com as novas medidas e partilharemos mais informações o mais rápido possível.”
O passe sanitário exige a apresentação de um esquema de vacinação completo; prova de um PCR negativo ou teste de antígeno de menos de 48 horas para grandes concentrações e menos de 72 horas para viagens e controles de fronteira; ou um RT-PCR ou teste de antígeno positivo, comprovando a recuperação da Covid-19, datado de pelo menos 15 dias e não mais que 6 meses. Nos parques de lazer, os menores de 18 anos estão isentos desta medida até ao dia 30 de agosto.