A Société Nationale des chemins de fer Français (SNCF), empresa de caminhos de ferro francesa, está a considerar o desenvolvimento do “comboio de empresa” para substituir o carro. Trata-se de um serviço que as empresas poderiam oferecer aos seus funcionários em 2024 em vez de um carro da empresa, avançou o diretor administrativo da TGV-Intercités, Alain Krakovitch, na passada terça-feira, 13.
Esta ideia permitiria “responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, proporcionando vantagens comparáveis ao automóvel de empresa”, salientou o diretor.
“Ainda falta ser construído”, disse à agência AFP, citada pela imprensa francesa. Prevê “uma oferta end-to-end” que permita combinar transporte público – obviamente o comboio –, “mobilidade suave” e aluguer de automóveis. “Há muitos carros individuais de empresas em França atualmente, 2,8 milhões”, explicou. “Esta ainda é a principal vantagem de mobilidade oferecida pelas empresas aos seus colaboradores.”
“Acho interessante pensar numa alternativa que poderíamos oferecer às empresas que gostariam de poder dar aos seus quadros seniores outras soluções que atendam melhor às aspirações crescentes de uma mobilidade mais eco-responsável”, disse.
“Os jovens serão sensíveis a isso, penso eu”, sublinhou Alain Krakovitch. De forma mais geral, as discussões com os principais clientes mostram que os executivos não têm necessariamente carta de condução, acham o carro da empresa impraticável ou “nem sempre se sentem à vontade” com a ideia de ter um veículo profissional, mesmo híbrido ou elétrico, observou.