Gabriel Escarrer Juliá apresentou a sua renúncia à presidência da cadeia hoteleira Meliá Hotels International e será sucedido pelo seu filho, Gabriel Escarrer Jaume, de acordo com a decisão unânime do conselho de administração da empresa.
Esta transição de poder segue o plano de sucessão estabelecido e proposto pela Comissão de Nomeações, Remunerações e Sustentabilidade. Gabriel Escarrer Jaume assumirá a presidência, mantendo simultaneamente o seu papel como diretor executivo da empresa.
Com este acordo, a Meliá Hotels implementa o plano de sucessão elaborado a pedido do fundador e até agora presidente, Gabriel Escarrer Juliá, que foi aprovado por unanimidade em dezembro de 2016 pelo conselho de administração, “dando assim continuidade à sua vontade, que ao longo dos últimos anos tinha reiterado em numerosas ocasiões a sua decisão de deixar a transição ordenada e preparada”.
O conselho de administração do grupo hoteleiro agradeceu a Gabriel Escarrer Juliá pela “sua grande dedicação, inestimável contribuição e apoio”, e por isso decidiu, por unanimidade, nomeá-lo presidente honorário da empresa, mantendo o seu cargo como conselheiro externo dominical e membro do conselho de administração.
Durante a assembleia geral de acionistas, Gabriel Escarrer Jaume revelou os objetivos financeiros da empresa para 2023, incluindo a meta de alcançar um lucro operacional (EBITDA) de pelo menos 475 milhões de euros. Além disso, a Meliá Hotels planeia expandir-se, procurando firmar contratos para a abertura de 30 novos hotéis, com um crescimento estimado de mais de 8.000 quartos.