O turismo está em constante evolução, e em 2024 as tendências apontam para uma nova era de experiências únicas e conscientes. De acordo com um estudo realizado pelo Barceló Hotel Group, que contou com a participação de mais de 8.700 pessoas de 20 países, várias tendências se destacam no cenário turístico atual.
Gastrolovers: o turismo gastronómico em ascensão
Uma das tendências mais evidentes é o crescente interesse pelo turismo gastronómico, especialmente entre os chamados “gastrolovers”. Estes viajantes procuram experiências gastronómicas autênticas e de qualidade, valorizando a tradição culinária local e a oferta dos hotéis. De acordo com a Barceló, 76% dos entrevistados afirmam valorizar elementos como a tradição culinária característica do destino, bem como a oferta gastronómica do hotel, a autenticidade e a qualidade da sua proposta.
Cuidado pessoal: viagem ao centro do bem-estar
O bem-estar está a ganhar cada vez mais relevância nas preferências dos viajantes. De acordo com o Barceló Hotel Group, “o wellness veio para ficar, com uma crescente oferta de hotéis que disponibilizam instalações, tratamentos e atividades dedicadas ao bem-estar físico e mental”. Segundo os dados da pesquisa, mais de metade dos viajantes (52%) afirma que descansar e dedicar tempo a si mesmos, através de experiências de autocuidado, serão os principais objetivos das suas férias este ano. O grupo salienta que “destinos e acomodações com uma oferta wellness destacada terão um papel especial este ano, oferecendo spas, centros desportivos e opções para praticar atividades como yoga, meditação ou mindfulness”.
Regeneração: viagens mais conscientes
A preocupação com a sustentabilidade e a consciencialização sobre o cuidado do meio ambiente são temas de grande relevância no contexto das viagens em 2024. Mais de metade dos entrevistados afirmam considerar o impacto ambiental ao escolher o destino das suas férias, procurando por opções mais sustentáveis e responsáveis. Estas alternativas podem incluir desde hotéis que adotam energias renováveis e práticas ambientalmente amigáveis até a preferência por locais que promovam a economia local.
No que diz respeito à avaliação de questões relacionadas com a sustentabilidade no hotel de destino, 26% dos entrevistados expressam preferência por participar ativamente no turismo regenerativo, através de iniciativas promovidas pelo próprio hotel (como reciclagem de roupas, limpeza de resíduos na praia, redução do consumo de água no chuveiro, entre outras); enquanto 25% valorizam positivamente a presença de sistemas de energia eficiente e medidas para economia de água nas instalações hoteleiras; e para 22%, a redução do uso de plásticos e a implementação de um plano de resíduos zero são aspectos fundamentais a considerar na escolha do alojamento.
Memórias de viagem: experiências para recordar
Este ano de 2024 promete ser marcado pelas viagens memoráveis, de acordo com o grupo hoteleiro. “Os viajantes procuram mais do que nunca criar memórias durante as suas férias, vivenciar experiências que se distanciem do habitual e abraçar um turismo experimental que deixe uma impressão duradoura”. Segundo dados da pesquisa do Barceló Hotel Group, 79% dos viajantes estão dispostos a investir mais em experiências diferenciadas nas suas viagens, seja de carácter local, premium ou relacionadas com a cultura. A qualidade ganha primazia sobre a quantidade num ano em que a ênfase está na vivência de momentos inesquecíveis em detrimento da simples acumulação de atividades.
Turismo personalizado: a era da hiperpersonalização
A personalização é fundamental. As férias standard pertencem ao passado, enquanto a hiperpersonalização está a ganhar terreno,” destaca o Barceló. Na verdade, 39% dos entrevistados esperam vivenciar experiências durante as suas férias que se adequem ao seu estilo de vida, com opções que lhes permitam escolher entre diferentes experiências e serviços.
Neste sentido, o grupo hoteleiro realça que a Inteligência Artificial (IA) trará um valor significativo às viagens, especialmente na fase de planeamento através da internet, possibilitando aos consumidores a oportunidade de usufruir de ofertas e serviços personalizados. Apesar da tendência de poupança em resposta à inflação, prevê-se que os viajantes elevem o nível das férias com luxos personalizados. De facto, mais de metade (56%) planeia aprimorar as suas experiências com ofertas e serviços complementares.
Viajantes não sazonais: o prazer de viajar fora de época
Nos últimos meses, tem-se observado um crescente interesse por parte dos viajantes em realizar mais escapadinhas curtas ao longo de todo o ano, em contraste com a tendência tradicional de concentrarem as suas viagens num único período, contribuindo assim para uma progressiva desestacionalização do turismo, conforme aponta o grupo hoteleiro. Quase 40% dos participantes na pesquisa realizada pelo Barceló Hotel Group afirmam preferir viajar em qualquer altura do ano, em detrimento de optarem por um período de férias específico.