O Glion Institute of Higher Education nomeou Michel Philippart como novo diretor-geral do Glion Institute of Higher Education. O novo responsável assumirá funções a partir de 15 de agosto de 2022, altura em que sucederá a Georgette Davey que, por sua vez, passará a dirigir o campus da Glion em Londres.
Antes de se juntar à Glion, Michel Philippart esteve cinco anos na EDHEC Business School em França, onde foi Diretor do Mestrado em Consultoria Estratégica e Transformação Digital, bem como Professor em Estratégias de Abastecimento. O seu foco principal foram os desafios empresariais apresentados pela transformação digital das Operações para captar vantagens competitivas ao nível da sustentabilidade.
Durante quase 20 anos teve numerosas experiências de ensino em Compras, Cadeia de Fornecimento e Operações em diferentes instituições de prestígio, professor em HEC Paris, professor na Grenoble School of Management e professor convidado na Kedge e EM Lyon, entre outras. A sua experiência na Escola de Gestão de Grenoble permitiu-lhe aproximar-se da academia, foi membro do Institute for Research and Innovation in Purchasing Management e diretor pedagógico, gerindo equipas de formadores em programas plurianuais de desenvolvimento empresarial global (Europa, Ásia, EUA).
Antes de liderar programas educativos, Michel Philippart trabalhou em práticas operacionais na Booz Allen (Chicago, Paris) e da McKinsey (Bruxelas, Genebra), ajudando os grandes clientes a transformar a sua abordagem à cadeia de abastecimento. Na Frito-Lay da Pepsico (Dallas, Londres, Berna) desenvolveu e implementou uma estratégia internacional de compras centrada em garantir um acesso privilegiado aos recursos-chave dos fornecedores, reforçando as vantagens competitivas. Durante o seu ultimo cargo em termos empresariais, como chefe de compras globais com a GSK Biologicals (Bruxelas), transformou as compras de uma função táctica e administrativa para um poderoso apoio de iniciativas estratégicas.
É co-autor de dois livros sobre Gestão Estratégica de Fornecedores e Criação de Valor/ Sourcing Colaborativo (Presses Universitaires de Louvain 2005) e Les Achats colaboratifs (De Boeck 2012). Escreveu também artigos em revistas académicas e revistas de distribuição. É orador ocasional em conferências profissionais e para empresas mundiais.
Michel Philippart tem um DBA de Paris Dauphine (2016) e um MBA da Northwestern University’s Kellogg Graduate School of Management (1989), bem como um diploma de engenharia metalúrgica da Universidade de Liège (1983).