A Golegã irá receber o primeiro curso técnico superior profissional (TeSP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA Santarém em colaboração com o Município da Golegã. O curso será liderado por Vasco Ribeiro, professor universitário e doutorado em ciências empresariais e em turismo.
Já aprovado pela direção geral do Ensino Superior, este curso é reconhecido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo e pela Federação Equestre Portuguesa, contando ainda com parcerias com diversas outras entidades do setor, sendo a primeira formação de ensino superior a ser ministrada na Golegã.
O turismo equestre constitui uma atividade relevante para a qualificação da oferta turística, nomeadamente pela diversificação da atividade de animação turística, pela atenuação da sazonalidade e pelo contributo para o reforço da coesão territorial.
Portugal possui fatores distintivos que configuram uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo equestre, nomeadamente o Cavalo Lusitano e as restantes raças autóctones portuguesas, mas também o clima mediterrânico temperado de Portugal que garante condições únicas para a criação de equinos e para o desenvolvimento das atividades equestres. Deste modo, destacam-se, como atividades, a prática e o ensino do hipismo, a participação de atletas em competições desportivas, os passeios a cavalo, os eventos (galas, espetáculos, concursos, feiras, mercados), as profissões e produtos ligados ao cavalo, e ainda as visitas a diversas instalações (centros hípicos, coudelarias, museus, palácios).
O TeSP em Turismo Equestre tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de coordenar e executar as operações associadas às atividades de turismo equestre, nomeadamente no que diz respeito à seleção dos mercados do turismo equestre, desenvolvimento e gestão de projetos e criação de planos de marketing orientados para o turismo equestre.
Além disso, com o novo curso, espera-se preparar os estudantes para o planeamento e organização de eventos e atividades de animação turística, planeamento e gestão de itinerários para o turismo equestre e desenvolver atividades de equitação orientadas para o turismo equestre, tendo em conta a legislação aplicável e a saúde e o bem-estar equino.