Gonzalo Aguilar assumiu o cargo de CEO da Minor Hotels Europa & Américas no dia 1 de janeiro de 2025. Depois de se juntar à empresa em outubro de 2024, Aguilar sucede ao ex-CEO Ramón Aragonés, que se aposentou no final do ano passado.
Com mais de 30 anos de experiência em hotelaria, Gonzalo Aguilar “traz um histórico comprovado de crescimento e rentabilidade para a equipa da Minor Hotels”, lê-se no comunicado divulgado pela empresa.
Como CEO da Minor Hotels Europa & Américas, Gonzalo Aguilar será responsável por “fortalecer a integração internacional do portfólio de marcas da Minor” e “acelerar a abertura de hotéis em mercados-chave, particularmente nos segmentos de luxo e resorts”. Esta função será desenvolvida sob uma estratégia de asset-right, impulsionando “o crescimento sustentável da empresa” através de um “equilíbrio otimizado entre modelos de propriedade, gestão e franquia”.
Mais recentemente, o responsável desempenhou o cargo de diretor de operações para a Europa na Marriott International, onde “a sua liderança foi fundamental na integração da marca AC Hotels na Marriott e alcançou marcos corporativos significativos ao longo da carreira, subindo rapidamente na hierarquia desde o seu início como responsável de restaurante no Colorado (EUA)”.
“A experiência, a liderança e o profundo conhecimento de Gonzalo Aguilar sobre o cenário hoteleiro multimarcas fazem dele a escolha ideal para conduzir a Minor Hotels Europa & Américas na próxima fase de crescimento estratégico nesta região de alto valor”, comenta Dillip Rajakarier, CEO da Minor Hotels e presidente da Minor Hotels Europa & Américas, citado na nota de imprensa.
“Juntar-me a este grupo hoteleiro com visão de futuro é uma oportunidade que abraço com grande entusiasmo. Estou ansioso para colaborar com as nossas talentosas equipas de forma a fortalecer o excelente desempenho da empresa. Com o nosso portfólio de marcas reconhecido globalmente e planos de expansão ambiciosos, estamos bem posicionados para alcançar um sucesso contínuo nos segmentos mais lucrativos do mercado”, afirma Gonzalo Aguilar.
A nomeação de Aguilar será formalizada em Assembleia Geral Ordinária, marcada para antes do dia 30 de junho. Ramón Aragonés irá manter-se como membro do Conselho de Administração e vice-presidente não-executivo. Aguilar e Aragonés trabalharam “em estreita colaboração” durante o processo de integração, com o objetivo de “garantir uma suave transição de liderança”.