O Ministério dos Transportes britânico confirmou esta sexta-feira, dia 17, novas regras para as viagens internacionais , incluindo a desativação do sistema de semáforos a partir de 4 de outubro. No entanto, permanecerá em vigor uma lista vermelha de países.
Foi também anunciada uma redução na quantidade de testes necessários nas chegadas de vacinados a Inglaterra. A partir das 4h do dia 4 de outubro, os testes pré-embarque deixam de ser obrigatórios para viajantes totalmente vacinados que chegam a Inglaterra vindos de países fora da lista vermelha.
A partir do final de outubro, o teste de Covid do dia 2 para chegadas internacionais totalmente vacinadas de “um grupo selecto de países não vermelhos” pode ser substituído por um teste de fluxo lateral – eliminando a exigência de testes de PCR.
Os passageiros não vacinados de países que não constem da lista vermelha terão de fazer antes pré-embarque e testes de PCR no 2º e no 8º dia.
Com este novo anúncio chegou também a notícia de que oito países foram retirados da lista vermelha: Turquia, Maldivas, Egito, Sri Lanka, Paquistão, Omã, Bangladesh e Quénia.
Paralelamente, a partir de 4 de outubro, Inglaterra tratará viajantes totalmente vacinados de mais 17 países, incluindo Japão e Singapura, da mesma forma que viajantes totalmente vacinados no Reino Unido.
O ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, disse: “As mudanças de hoje significam um sistema mais simples e direto, com menos testes e custos mais baixos, ao mesmo tempo que impulsiona a indústria de viagens”.
O ministro da Saúde, Sajid Javid, acrescentou: “Simplificamos as regras de viagem para torná-las mais fáceis de entender e acompanhar, abrindo o turismo e reduzindo os gastos com viagens ao exterior”.
Estas mudanças no sistema de viagens aplicam-se a Inglaterra, mas provavelmente serão adotadas pelas outras três nações do Reino Unido, como aconteceu durante as últimas atualizações no sistema de semáforos, refere a imprensa britânica.