Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

SIGA-NOS:

Governo prolonga mandato da Portugal Film Commission e altera as suas competências

O Governo decidiu prorrogar o mandato da Portugal Film Comission (PCF) até ao final de 2022. Recorde-se que o projeto iniciou funções em junho de 2019, para um mandato de três anos, com o propósito de promover Portugal como destino de filmagens.

No despacho da Presidência do Conselho de Ministros, a prorrogação do mandato é justificada com o ” sucesso deste instrumento de política, materializado na procura muito significativa de Portugal como país de filmagens.

O prolongamento da PFC irá permitir, segundo o despacho, uma reflexão estratégica sobre o que deve ser o posicionamento de Portugal enquanto destino de filmagens de cinema e audiovisual, “com evidentes contributos para a economia e sustentabilidade do turismo do país e, em particular, para a indústria do setor cinematográfico e audiovisual” e ainda “a definição do modelo a adotar quanto a uma eventual film commission nacional”.

O governo alterou algumas alíneas da Resolução do Conselho de Ministros, de 2019, e estabeleceu que a PFC irá colaborar com os membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo e da cultura “na recolha e prestação de informações sobre o modelo institucional e de governação para a PFC”; e irá colaborar “na avaliação do mecanismo de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual em vigor”.

O despacho faz ainda referência ao compromisso estratégico assumido na vigência do XXI Governo “de instituir os meios e as condições adequados para colocar Portugal na rota internacional da criação e produção cinematográfica e audiovisual”.

Para o efeito, foi criado o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que inclui a vertente de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual, com o propósito de captação de filmagens internacionais para Portugal e internacionalização das produções nacionais.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img