Segunda-feira, Novembro 17, 2025
Segunda-feira, Novembro 17, 2025

SIGA-NOS:

Governo nomeia Comissão de Acompanhamento para processo de reprivatização da TAP

-PUB-spot_img

O Governo nomeou uma comissão especial para o acompanhamento do processo de reprivatização do capital da TAP Air Portugal, de acordo com o despacho n.º 11745/2025, publicado em Diário da República esta terça-feira, 7 de outubro.

O documento, emitido pela Presidência do Conselho de Ministros – Gabinete do Primeiro-Ministro, aprova o processo de reprivatização da TAP Air Portugal, que abrange ações representativas de até 49,9% do seu capital social.

Segundo a publicação, a transparência deste processo “é uma prioridade” para o Governo, bem como a garantia de que o mesmo é acompanhado, de forma objetiva e isenta, por uma entidade terceira, capacitada para o efeito.

Os membros da Comissão de Acompanhamento foram nomeados por despacho do Primeiro-Ministro, sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do transporte aéreo. Os responsáveis tiveram de apresentar currículos que demonstrassem o seu conhecimento e experiência profissional necessárias e adequadas ao exercício das funções. A Secretaria-Geral do Governo assegura apoio logístico, administrativo, orçamental e financeiro necessários ao funcionamento e trabalhos da Comissão de Acompanhamento.

Desta forma, os membros da Comissão de Acompanhamento são Daniel Traça, Luís Cabral e Rui Albuquerque.

Daniel Traça exerce funções de diretor-geral na ESADE Business School, em Barcelona. É também professor catedrático de Economia na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, instituição que dirigiu entre 2015 e 2022. Doutorado em Economia pela Columbia University, tem desenvolvido atividade como consultor junto de organismos como o Banco Mundial e a Comissão Europeia.

Já Luís Cabral é doutorado pela Universidade de Stanford (1989), licenciado em Economia pela UCP e tem mestrado na mesma área pela UNL. Atualmente, ocupa a cátedra Paganelli Bull de Economia na New York University, sendo também diretor do departamento de economia da NYU Stern, desde 2015. Em Portugal, colabora com entidades públicas e privadas.

Por último, Rui Albuquerque é professor de Finanças na Carroll School of Management da Boston College. Foi consultor do Banco Mundial e do Banco de Portugal e colabora com várias instituições académicas e de investigação. É doutorado em Economia pela University of Rochester.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img