A Grécia anunciou esta segunda-feira, dia 28 de junho, que vai oferecer aos jovens vouchers de 150 euros para as suas férias, desde que recebam uma dose da vacina contra a Covid-19.
O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis apresentou o denominado “ Passe da Liberdade” durante uma reunião de ministros, anunciando que esta medida entraria em vigor no final de julho .
O Freedom Pass é um cartão pré-pago no valor de 150 euros para cobrir despesas de viagem e entretenimento, incluindo bilhetes de avião, bilhetes de barco, aluguer de veículos, alojamento, entradas em museus e sítios arqueológicos, concedido a pessoas com idade entre os 18 e 25 anos que sejam vacinadas.
O incentivo aplica-se àqueles que recebem pelo menos uma dose de qualquer vacina contra a Covid-19.
Mitsotakis explicou que o Freedom Pass foi um “presente de gratidão” para a população jovem da Grécia que resistiu a meses de restrições e medidas de bloqueio, que considera ter impactado inegavelmente sua vida social, acrescentando que agora é mais do que nunca crítico ser vacinado com o surgimento da variante Delta que visa pessoas mais jovens .
“Esta é uma dívida para com a nossa juventude, um presente de gratidão, principalmente antes do verão; um ‘obrigado’ pela sua paciência e perseverança ”, referiu.
“É também um incentivo à vacinação em particular dos jovens, que, pela sua própria natureza, contribuem mais para a circulação, e quanto mais protegidos, mais poderemos restringir a transmissão do vírus”, afirmou.