O Grupo Lufthansa é proprietário de uma participação de 41% da companhia aérea italiana ITA Airways, após a aquisição ter sido concluída na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, entre o grupo de aviação e o Ministério da Economia e Finanças de Itália (MEF).
Em comunicado, a Lufthansa anuncia a conclusão da aquisição de 41% da ITA Airways, indicando que “o primeiro passo do investimento” foi concretizado “através de um aumento de capital de 325 milhões de euros”. Os restantes 59% continuarão inicialmente na posse do Ministério da Economia e Finanças de Itália
Em maio de 2023, as duas partes acordaram que a Deutsche Lufthansa AG iria adquirir uma participação minoritária de 41% na ITA Airways. Recentemente, a Comissão Europeia aprovou a compra, tendo autorizado os remédios a 29 de novembro de 2024. Também outras autoridades da concorrência fora da União Europeia aprovaram a participação, de acordo com o grupo.
Foram ainda acordadas as opções para a aquisição das restantes ações da ITA Airways entre o Grupo Lufthansa e o MEF, que poderão ser exercidas a partir deste ano. Com esta transação, a ITA Airways passa a integrar o Grupo Lufthansa, tornando-se a sua quinta companhia aérea.
“Estamos orgulhosos por finalmente receber a ITA Airways no Grupo Lufthansa. Gostaria de agradecer a todos os que contribuíram para tal, especialmente em Roma, Bruxelas, Berlim e Frankfurt. A equipa da ITA Airways escreveu uma história de sucesso impressionante nos últimos anos e, com grande energia, paixão e experiência, construiu uma companhia aérea que já é o orgulho de uma nação inteira. Estamos ansiosos por continuar esta história de sucesso da ITA Airways juntos. Com o nosso investimento, iremos reforçar o mercado de aviação italiano e europeu e a posição do Grupo Lufthansa como número um na Europa. Os nossos passageiros conjuntos em todo o mundo beneficiarão de melhores ofertas e ligações otimizadas já neste próximo horário de voos de verão”, comenta Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG.
“A Itália tornar-se-á assim mais um “mercado doméstico” para o Grupo Lufthansa. O país é já o segundo mercado internacional mais importante da empresa, a seguir aos EUA, fora dos mercados domésticos existentes da Alemanha, Áustria, Suíça e Bélgica. O Aeroporto Fiumicino de Roma, de cinco estrelas, será o sexto e mais a sul hub do Grupo Lufthansa. Milão-Linate, enquanto aeroporto metropolitano na região economicamente forte do norte de Itália, com a segunda maior área de influência da UE, desempenhará um papel de destaque no Grupo”, acrescenta o CEO.