Quinta-feira, Julho 18, 2024
Quinta-feira, Julho 18, 2024

SIGA-NOS:

Grupo SATA assume liderança nos Açores com 78% dos movimentos no 2º trimestre

-PUB-spot_img

No período entre abril e junho de 2023, as companhias aéreas do grupo SATA foram responsáveis por 78% dos movimentos registados no Aeroporto de Ponta Delgada, a principal porta de entrada no arquipélago. Estes dados constam no mais recente Boletim Estatístico Trimestral emitido pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), demonstrando um aumento de 5,0 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a mesma fonte, as companhias aéreas do Grupo SATA também foram responsáveis por 65% do tráfego de passageiros registado neste aeroporto.

Destacando-se nesses resultados, a SATA Air Açores encabeça a lista das companhias aéreas com maior número de operações nos meses em análise, contribuindo com 52% do total de movimentos registados. Esta marca supera os 49% registados no período equivalente de 2022. Em contrapartida, a Azores Airlines, a companhia aérea que facilita as ligações entre o Arquipélago dos Açores e destinos internacionais, representa 26% dos movimentos, um aumento considerável face aos 9% registados pela terceira maior operadora em atividade no mesmo aeroporto.

Quanto ao transporte de passageiros, a Azores Airlines lidera, transportando 39% do tráfego total, seguida da SATA Air Açores com 26%. Ambas as companhias registaram números superiores aos do período pré-pandemia, com aumentos de 35% e 24%, respetivamente. “As companhias aéreas do Grupo SATA foram, assim, as principais responsáveis pela maior variação homóloga registada no número de passageiros transportados no segundo trimestre de 2023, no Aeroporto de Ponta Delgada (+22,87% face ao 2º trimestre de 2022), quando comparado com o TOP 5 dos aeroportos nacionais”, sublinha o grupo em comunicado.

A SATA recorda que as companhias aéreas do grupo voltaram a superar-se ao atingirem a simbólica marca de um milhão de passageiros transportados em 2023, cerca de dois meses mais cedo do que o registado no ano anterior. A evolução representou um crescimento de 34% no número de passageiros transportados, face ao período homólogo.

Durante a época de verão da IATA 2023, que decorre entre 28 de março e 28 de outubro, a SATA Air Açores planeia operar cerca de 13 300 voos, representando um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Por sua vez, a Azores Airlines tem como objetivo operar cerca de 6 300 voos, registando um crescimento de 12% comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img