O Haiku Hotéis da DIT Gestión vai faturar, este ano, cerca de 17 milhões de euros, anunciaram Jon Arriaga e César Clemente, diretor-geral e diretor comercial da rede em Portugal, durante a II Macro Convenção da DIT Gestión, em Holguín, Cuba.
“O Haiku é o nosso próprio operador e, através dele, temos hotéis, cruzeiros, ferries e carros. Com isto, juntamos todos estes motores de busca e vendemos como uma marca única, conseguindo, desta forma, melhores condições e preços mais competitivos. Ao trabalharmos com o Haiku, damos às nossas agências a garantia de que não há nenhum problema com a viagem, porque, se houver, nós assumimos o custo e a diferença”, referiu César Clemente.
Ainda na entrevista, o diretor comercial salientou que este motor, por falta de comunicação, não foi muito utilizado pelo mercado português. “Em Portugal, o Haiku não foi muito utilizado, nem vendido. Não soubemos comunicá-lo e, portanto, assumimos a culpa”, reconheceu.
Questionado sobre o porquê de Holguín para realizar a II Macro Convenção da DIT Gestión, Jon Arriaga disse que pretende dar a conhecer a região intitulada “Cuba Oriental”, um produto turístico que combina natureza e praia. “No ano passado fizemos a convenção noutra região cubana, estivemos em Santa Clara e, este ano, decidimos fazer em Holguín por ser um ponto desconhecido pelo turismo europeu”.
“Só o facto do voo fretado à Iberojet ter aterrado no passado sábado, dia 5, em Holguín, e ter sido recebido por jatos de água dos bombeiros locais, demonstra que nunca tinha chegado a este aeroporto um avião espanhol e português”, destacou.
Jon Arriaga referiu ainda que, após ter trazido a sua macro convenção o ano passado para a região de Santa Clara, onde nunca tinha havido um avião espanhol ou português, “encarregámos de levar os operadores turísticos a olharem para esse destino o que levou a que o operador turístico Jolidey, do Grupo Ávoris, levasse a cabo, este verão, uma operação Lisboa-Santa Clara, com um voo direto semanal, com destino ao Cayo Santa María, de julho a setembro, bem como outro de Madrid”.
Estas operações, segundo o responsável, tiveram tanto êxito que, no próximo ano, será alargado para mais quatro meses, e será colocado um outro avião desde Barcelona.
Acordo com a Ávoris traz inúmeros benefícios
Relativamente ao acordo que a Ávoris Corporación Empresarial e o grupo DIT Gestión anunciaram na I Macro Convenção do grupo, César Clemente recordou que esse acordo trouxe inúmeros benefícios para Portugal e Espanha.
“Com este acordo, trabalhamos de forma prioritária com os 17 operadores que a Ávoris tem. Os seus produtos passam a estar todos como produtos ‘Txapela’, o que leva à redução ou eliminação do valor das quotas. Além disso, existe uma melhoria e equivalência de preços”, explicou. Adicionalmente, garantiu que a DIT continua a ser completamente independente.
A II Macro Convenção da DIT Gestión decorre até sábado, dia 12, em Cuba, proporcionando visitas a várias cidades do país, nomeadamente Gibara, Baracoa, Santiago de Cuba, entre outras.