Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

SIGA-NOS:

Herdade da Matinha nomeada para os Earthshot, uma iniciativa do Príncipe William

A Herdade da Matinha, turismo rural situado na costa Alentejana, em plena Serra do Cercal, anunciou esta quinta-feira, dia 11, que foi nomeada para o Earthshot Prize 2024, um dos mais prestigiados prémios ambientais do mundo. O seu projeto, Matinha Re-Gen, está nomeado na categoria Proteger e Restaurar a Natureza pela sua abordagem inovadora para o reflorestamento e conservação da biodiversidade, realça a unidade hoteleira.

O Earthshot Prize, iniciativa do Príncipe William e da The Royal Foundation, procura destacar e premiar soluções criativas que enfrentam os desafios ambientais globais mais urgentes. A indicação do projeto Matinha Re-Gen é uma importante validação do compromisso da Herdade da Matinha em promover a regeneração florestal e a conservação da biodiversidade não apenas em sua propriedade, mas também na região costeira do Alentejo.

O programa Matinha Re-Gen, iniciado em 1995, concentra-se na reflorestação com espécies nativas e práticas de conservação da biodiversidade. O projeto revelou-se uma solução eficaz para restaurar habitats, promover a biodiversidade e criar ecossistemas mais resilientes às mudanças climáticas.

Alfredo Moreira da Silva, fundador e proprietário da Herdade da Matinha e mentor do programa Matinha Re-Gen, afirma “Não podíamos estar mais orgulhosos desta nomeação. Esperamos que a nossa história sirva de inspiração a todos os pequenos proprietários, para que estes percebam que não só podem fazer a diferença como, quem sabe, iniciar um movimento muito maior do que o esperado – e com um impacto real e visível no ambiente.”

O Earthshot Prize oferece um milhão de libras esterlinas a cada um dos cinco vencedores anuais,. O projeto procura descobrir e celebrar as melhores soluções ambientais do mundo. A competição de 2024 recebeu 2.429 propostas de 139 países, todas sujeitas a uma rigorosa avaliação antes da seleção final pelos organizadores. Os vencedores serão anunciados em novembro de 2024, na cerimónia em Cape Town, na África do Sul.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img