A Herdade da Torre Vã, no Baixo Alentejo, vai ser transformada em hotel rural de 5 estrelas, com a ambição de contribuir para o reforço do estatuto do Alentejo como destino de excelência e responder a uma procura crescente por experiências ligadas à sustentabilidade.
Com abertura prevista no 1.º trimestre de 2026, a Torre Vã é fruto da visão da Turivã – Inovação na Agricultura e Turismo, empresa do Grupo SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação. O projeto alia a reabilitação do património histórico e arquitetónico à valorização agrícola e ambiental de 54 hectares de paisagem alentejana.
“A Herdade da Torre Vã representa o equilíbrio entre a memória do passado e a visão de um futuro que se renova. Este projeto reflete a nossa visão de um turismo consciente, que gera valor económico, social e ambiental para o Baixo Alentejo e para o país. Ao reabilitar este património singular, procuramos criar um modelo de desenvolvimento que una a tradição agrícola e a identidade do território à inovação, à ciência, à criatividade e a um serviço de excelência que honre o espírito do Alentejo”, afirma Augusto Medina, presidente do Grupo SPI.
O Hotel Rural da Torre Vã ocupa o edifício central datado de 1872, preservando o traçado original e reinterpretando a arquitetura alentejana. O hotel contará com 21 quartos duplos no seu núcleo central e uma oferta complementar de 12 Casas da Herdade (5 T1 e 7 T2): moradias independentes com piscina privativa, distribuídas organicamente pela paisagem envolvente.
As restantes comodidades incluem spa sensorial ao ar livre, restaurante de cozinha contemporânea, bar, salas de lazer e de jogos, adega, loja, sala vínica, picadeiro e cavalariças, court de ténis, piscina interior e centro polivalente equipado com tecnologia de vanguarda para reuniões, eventos, exposições e concertos.
A envolvente agrícola preserva a autenticidade do território: 6 hectares de vinha, 1,2 hectares de olival, 1 hectare de amendoal, 1 hectare de jardim e pomar e 27 hectares de montado, num modelo de produção que reforça o elo entre o turismo e a terra.
Segundo o comunicado, a Herdade da Torre Vã foi concebida tendo por base o compromisso firme com a eficiência energética, a economia circular e a preservação ambiental.
Integrado na rede de projetos de desenvolvimento territorial e científico do Grupo SPI, o empreendimento pretende posicionar-se como referência internacional em turismo rural regenerativo.








