A Iberdrola e o grupo RIU Hotels & Resorts assinaram um contrato de longo prazo para o fornecimento de energia verde aos hotéis e sedes da empresa hoteleira em Espanha, que representam um consumo anual de aproximadamente 70 gigawatts-hora.
O acordo, que entrou em vigor em agosto, permitirá ao grupo hoteleiro servir de forma sustentável os hóspedes que pernoitarem nos mais de 11.000 quartos distribuídos pelos 27 hotéis que o grupo RIU possui em Espanha com energia 100% renovável, evitando a emissão de 30.000 toneladas de CO2, que equivale à captura realizada por aproximadamente 300.000 árvores.
Além disso, a Iberdrola e o grupo RIU estão a estudar a possibilidade de estender esse contrato a estabelecimentos localizados em países onde ambas as empresas operam, como outros países europeus e o México, para os quais as diferentes seções internacionais das empresas já iniciaram contactos preliminares.
O diretor de compras do RIU Hotels & Resorts, Bartolomé Enseñat, considera que este acordo “é um grande passo rumo ao nosso objetivo de ter uma operação cada vez mais sustentável. Estamos orgulhosos de poder dizer a todos os nossos clientes e parceiros que toda a energia que usamos em Espanha a partir de agora tem uma origem renovável certificada pela CNMC. A Iberdrola tem sido o sócio ideal para atingir esse objetivo e esperamos que esse seja apenas o começo, já que os nossos objetivos de sustentabilidade são ambiciosos”.
Por sua vez, representante de vendas da Iberdrola nas Ilhas Baleares, Miquel Cardona, agradeceu ao grupo RIU por “ter escolhido a energia verde da empresa para abastecer os seus clientes em Espanha de forma mais sustentável e comprometida com o meio ambiente, e esperamos continuar a colaborar em diferentes projetos para aumentarmos conjuntamente a eletrificação da atividade”.
O grupo RIU está comprometido com a sustentabilidade dos seus estabelecimentos
A criação do departamento de compras de energia é uma das realizações deste ano da área de Sustentabilidade do grupo RIU, e este acordo é seu primeiro grande projeto. Segundo comunicado de imprensa, trabalhar na redução das emissões de CO2 é um dos principais objetivos da cadeia, que também está a trabalhar noutros projetos relacionados à economia circular, um compromisso muito abrangente que envolve a gestão e reutilização de resíduos, assim como o impacto positivo na economia local; a digitalização de processos, que permite a redução do uso de papel e a melhoria dos processos e condições de trabalho, e certificações de sustentabilidade, que representam um compromisso global da operação do hotel.
A Iberdrola pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir a sua intensidade de emissões globais para 50 gCO2 / kWh até 2030, tendo já atingido uma intensidade de emissões de 60gCO2 /kWh na Europa graças ao seu compromisso com a transição energética e ao Acordo de Paris.