Domingo, Junho 23, 2024
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Hotéis portugueses vão registar aumento na procura no Natal e Ano Novo, prevê Guestcentric

Haverá um crescimento na procura por alojamentos em Portugal durante a época festiva do Natal e Ano Novo, de acordo com as previsões da GuestCentric, empresa que fornece soluções de comércio eletrónico para hotéis. Os dados provenientes da plataforma, que consolida informações de centenas de hotéis em todo o país, revelam que o interesse crescente abrange uma vasta gama de alojamentos em Portugal.

Até ao início de novembro de 2023, as pesquisas por estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45%, em comparação com o ano anterior. Além disso, o preço médio das acomodações para o Natal aumentou 26% em comparação com 2022.

No que diz respeito às estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas aumentaram ainda mais, disparando 56%. Esta aceleração na atividade de pesquisa foi particularmente evidente em outubro, e os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão atualmente 23% acima do ano anterior.

“Os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes”, afirma Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

“O desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura. Com estes dados, quisemos ajudar os hoteleiros portugueses, alertando-os para o negócio potencial e existente, no panorama mais genérico da hotelaria em Portugal”, acrescenta.

“A indústria hoteleira demonstrou resiliência e capacidade de adaptação face aos enormes desafios dos últimos anos. Agora, mais do que nunca, os hotéis devem delinear verdadeiras estratégias que aproveitem a tecnologia disponível, para otimizar as suas operações e melhorar a experiência do cliente. Na Guestcentric, continuamos a apoiar os nossos parceiros hoteleiros com tecnologia e serviços, que os capacitam para aproveitar ao máximo estas oportunidades e assegurar um nível de serviço ímpar durante a época festiva.”, conclui Pedro Colaço.

A Guestcentric recomenda aos hotéis que, para as datas específicas do Natal e Fim de Ano, se concentrem nos seus clientes diretos “como um segmento de mercado mais rentável e com menor custo de aquisição”.  Por outro lado, a empresa sugere que confirmem todo o negócio potencial, “com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas”. Além disso, segundo a Guestcentric, os hotéis devem orçamentar custos operacionais, incluindo energia e recursos humanos, refletindo esses custos nos preços e programas.

Dada a escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, a Guestcentric sugere que os hotéis invistam numa estratégia de recursos humanos específica para a época natalícia, oferecendo benefícios adicionais para atrair e reter colaboradores, sejam eles permanentes, temporários ou estudantes.

Com a crescente procura por hotéis em Portugal durante os meses de inverno, a Guestcentric encoraja os hoteleiros a considerarem as tendências positivas, preparando-se para atender ao aumento na procura e garantindo “experiências autênticas e memoráveis” para todos os hóspedes que escolhem os seus hotéis para celebrar a quadra natalícia.

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