Terça-feira, Novembro 28, 2023
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“Hotéis, Viagens e Turismo” é o 9º setor com mais reclamações em Portugal em 2022

O Portal da Queixa recebeu mais de 192 mil reclamações em 2022, uma média de 526 reclamações por dia. “Correio, Transporte e Logística”, “Serviços e Administração Pública” e “Comunicações, TV e Media” foram os setores com o maior número de reclamações no ano passado. A categoria “Hotéis, Viagens e Turismo” surge em nono lugar, com um total de 5.084 reclamações em 2022, uma subida e 9% face ao ano anterior.

O Portal da Queixa é a plataforma online que mais reclamações recebe dos consumidores em Portugal, revela a plataforma em comunicado de imprensa. A evolução verifica-se pelo nono ano consecutivo, tendo registado um crescimento de 9,61% face a 2021.

Em 2022, os portugueses mostraram o seu descontentamento e insatisfação com vários serviços prestados. No Portal da Queixa, voltou a assistir-se a um novo recorde anual de reclamações registadas: um total de 192.346. Uma média diária de 526 queixas. O perfil do consumidor que mais reclamou é mulher, com idade média de 40 anos e residente em Lisboa.

Embora o ano 2022 representasse o regresso à normalidade, verificou-se que o comércio eletrónico continuou a registar uma grande adesão dos consumidores e, consequentemente, o aumento da pressão gerada sobre o setor das encomendas. Assim, de acordo com a análise do Portal da Queixa, a categoria Correio, Transporte e Logística mantém o primeiro lugar de 2021, tendo sido a mais reclamada pelos portugueses, com um total de 15.721 queixas recebidas.

No TOP 10 das categorias com o maior número de reclamações seguem-se: Serviços e Administração Pública (13.569); Comunicações, TV e Media (10.749); Informática, Tecnologia e Som (10.315); Bancos, Financeiras e Pagamentos (7.843); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (7.361); Compras, Moda e Joalharia (6.077); Água, Eletricidade e Gás (5.984); Hotéis, Viagens e Turismo (5.084); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (4.418).

Segundo os dados analisados, as categorias com maior variação de crescimento de queixas em relação a 2021 foram: Informática, Tecnologia e Som (uma subida de 29%); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (73%); Bancos, Financeiras e Pagamentos (29%) e Hotéis, Viagens e Turismo (9%).

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