No segmento da hotelaria foram alcançados novos recordes no mercado português, em 2023. Os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 30 milhões de hóspedes e 77 milhões de dormidas, um aumento de 13% e 11%, respetivamente, face ao ano anterior. Relativamente ao mercado de retalho, foram inaugurados três retail parks e abertas 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto, em 2023.
Estas conclusões foram publicadas na 9º edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”, desenvolvido pela CBRE, consultora mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário. Este documento tem como objetivo disponibilizar aos investidores um conjunto de informações sobre o mercado e o respetivo contexto legal e fiscal, que permitirá apoiar as suas estratégias de investimento e a sua tomada de decisão, no contexto do mercado imobiliário. A nova edição conta com uma análise de mercado nas vertentes de investimento e ocupação, para os segmentos de escritórios, comércio, logística, mercado residencial, setor hoteleiro, setor agrícola (Agribusiness) e residências sénior, um setor que tem revelado um elevado potencial de crescimento.
Relativamente ao segmento da hotelaria, a cidade de Lisboa ganhou 20 novos hotéis no ano passado e, para 2024, estão previstas 20 unidades. O Porto ganhou mais de 10 novos hotéis em 2023 e, para este ano, estão previstas 15 unidades.
Mercado de investimento abrandou em 2023
Em Portugal, assistiu-se a uma diminuição de 50% do investimento imobiliário em comparação com o ano anterior. A entrada de capital em imóveis comerciais totalizou 1.600 milhões e os setores de hoteleira e retalho foram os que captaram a maior parte do investimento (40% e 35%, respetivamente). O guia indica que este abrandamento que se tem sido sentido em termos de investimento resulta de investidores mais cautelosos e não pelo desempenho dos ativos.