Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

SIGA-NOS:

Hotelaria e retalho representam maioria do investimento imobiliário português em 2023

No segmento da hotelaria foram alcançados novos recordes no mercado português, em 2023. Os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 30 milhões de hóspedes e 77 milhões de dormidas, um aumento de 13% e 11%, respetivamente, face ao ano anterior. Relativamente ao mercado de retalho, foram inaugurados três retail parks e abertas 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto, em 2023.

Estas conclusões foram publicadas na 9º edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”, desenvolvido pela CBRE, consultora mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário. Este documento tem como objetivo disponibilizar aos investidores um conjunto de informações sobre o mercado e o respetivo contexto legal e fiscal, que permitirá apoiar as suas estratégias de investimento e a sua tomada de decisão, no contexto do mercado imobiliário. A nova edição conta com uma análise de mercado nas vertentes de investimento e ocupação, para os segmentos de escritórios, comércio, logística, mercado residencial, setor hoteleiro, setor agrícola (Agribusiness) e residências sénior, um setor que tem revelado um elevado potencial de crescimento.

Relativamente ao segmento da hotelaria, a cidade de Lisboa ganhou 20 novos hotéis no ano passado e, para 2024, estão previstas 20 unidades. O Porto ganhou mais de 10 novos hotéis em 2023 e, para este ano, estão previstas 15 unidades.

Mercado de investimento abrandou em 2023

Em Portugal, assistiu-se a uma diminuição de 50% do investimento imobiliário em comparação com o ano anterior. A entrada de capital em imóveis comerciais totalizou 1.600 milhões e os setores de hoteleira e retalho foram os que captaram a maior parte do investimento (40% e 35%, respetivamente). O guia indica que este abrandamento que se tem sido sentido em termos de investimento resulta de investidores mais cautelosos e não pelo desempenho dos ativos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img