Os hoteleiros estão prontos para enfrentar as tendências e os problemas que surgirão no setor em 2024. As estratégias que alguns profissionais da hotelaria estão a usar incluem programas de aprendizagem para lidar com a mão de obra, inteligência artificial para agilizar as operações e a experiência do hóspede e, por fim, expandir o conceito de storytelling para aumentar a personalização.
Estes conceitos foram revelados no Indie Lodging Congress 2023, que contou com a participação de vários profissionais na área da hotelaria.
Kevin Osterhaus, presidente da Graduate Hotels, afirmou que, antes de mais, o setor da hotelaria “precisa de melhorar a forma como entusiasma as pessoas para as suas carreiras profissionais”.
“A nossa equipa fala muito em manter a transparência e trazer a equipa para a viagem. Implementámos algumas coisas nesse sentido. Apresento-me à empresa quatro vezes por ano, informando sobre o que estamos a fazer, e certificando-me de que as pessoas acompanham as iniciativas em que estamos a trabalhar”, referiu.
Segundo Kevin Osterhaus, a Graduate implementou uma nova plataforma de mensagens que permite aos empregados saberem o que se passa nos outros hotéis da marca, dando-lhes o contacto direto com qualquer pessoa da empresa. “Uma boa forma de melhorar o desempenho da equipa é garantir que os nossos líderes têm uma boa fonte de desenvolvimento fora do trabalho”, rematou.
Para isso, o grupo hoteleiro implementou, este ano, a sua “Graduate Academy”, um programa que cobre totalmente as propinas de licenciatura de um empregado – caso este queira voltar a estudar. Além disso, a marca também financia certificações universitárias, mesmo que estas não estejam diretamente relacionadas com a sua função na Graduate.
“Atualmente, temos vários colaboradores a obter certificações em recursos humanos, bem como profissionais de engenharia a continuar os estudos, para que, no futuro, possam crescer connosco e continuar a progredir”, sublinhou Osterhaus.
Por sua vez, Tom Luersen, presidente CoralTree Hospitality, afirmou que a sua empresa começa por procurar trabalhadores fixos. “Como empresa, tentamos sempre encontrar colaboradores fixos (…) penso que os talentos encontram-se nos locais menos esperados”, adiantou.
Desse modo, a CoralTree Hospitality instalou um programa de aprendizagem culinária para encontrar vários profissionais da área. Além disso, Tom Luersen acrescentou ainda que a empresa está a regressar a uma abordagem de base, da qual sente que muitos se afastaram e que, em vez disso, passaram a utilizar a tecnologia para contratar.






