O desempenho da indústria hoteleira dos EUA melhorou de forma constante em 2021, devido ao aumento da procura, especialmente de viajantes de lazer, mas a força de trabalho da indústria não recuperou ao mesmo ritmo que os níveis pandémicos, escreve a CoStar.
Com o fim dos bloqueios, as restrições às viagens diminuíram e a economia fortaleceu-se, e os hoteleiros capitalizaram a procura por viagens. Porém, têm lutado para trazer de volta os níveis de pessoal que tinham antes das demissões e dos lay-off’s, resultantes do início da pandemia.
Os setores de lazer e hotelaria foram os mais atingidos pela crise laboral, de acordo com Aran Ryan, diretor de análise de hospedagem da Tourism Economics. Os empregadores do setor turístico despediram quase 50% dos seus trabalhadores e continuam a enfrentar desafios, apesar de algum progresso nos esforços recentes de contratação, explica Aran Ryan.
Muitos dos funcionários que deixaram a indústria depois de serem despedidos ou dispensados não estavam à espera que os seus antigos empregos em hotéis voltassem, e ainda alguns funcionários que mantiveram os seus empregos durante a pandemia agora querem fazer uma mudança, acrescenta.
Ao mesmo tempo, os empregadores da indústria hoteleira não estão totalmente certos de como alocar as suas propriedades, já que a procura varia de acordo com o mercado e as janelas de reserva para os hóspedes permanecem curtas.
Os níveis de serviço provavelmente serão ajustados à medida que os gestores dos hotéis procurarem fazer um uso mais produtivo da força de trabalho disponível, o que incluirá mais investimento em tecnologia e treino, bem como processos de reexame, disse Ryan.
Ambiente de Trabalho
Potenciais trabalhadores procuram flexibilidade, o que pode significar trabalhar em part-time, dividir o emprego com outra pessoa ou trabalhar remotamente, disse Ann Christenson, vice-presidente executiva e diretora de recursos humanos da Aimbridge Hospitality.
Enquanto muitas empresas relataram uma alta rotatividade de funcionários em 2021, Christenson disse que a rotatividade na Aimbridge foi 10% menor do que em 2019. A empresa ainda tem um número significativo de vagas de emprego mas concentrou-se na retenção de funcionários.
O desafio de 2022 é que as pessoas estão à procura de algo diferente do que antes. Mais do que um emprego, os potenciais funcionários desejam um senso de propósito e de pertença, explica Christenson.
Sue Sanders, vice-presidente sénior de planeamento estratégico e diretora de recursos humanos da Hospitality Ventures Management Group, disse que reter funcionários tem sido especialmente desafiador para a empresa à medida que aumentam o seu portfólio de hotéis.
Contratação e esforços de retenção
A HVMG (Hospitality Ventures Management Group) praticamente estabilizou o seu quadro de funcionários em agosto. A empresa adicionou 14 hotéis desde julho, mantendo parte da equipa nessas propriedades e contratando para substituir os que saíram durante a transição.
A empresa aumentou os salários para corresponder aos níveis do mercado local, explica Sanders. Também estão a pagar bónus, a dar aumentos e a aumentar os benefícios dos funcionários. “Vai continuar a custar-nos mais caro, mas não podemos operar hotéis sem pessoas”, remata.
Sanders atribuiu o sucesso da empresa na contratação de funcionários aos esforços centralizados para obter, avaliar e recrutar funcionários.
A Aimbridge, empresa de gestão hoteleira, teve um aumento no número de candidatos no último trimestre, conforme mais pessoas voltam ao mercado de trabalho, incluindo algumas que deixaram a indústria, disse Christenson.
Esses funcionários “boomerang” têm paixão pela hospitalidade e a Aimbridge dá-lhes uma sensação de pertença, enquanto investem no avanço das suas carreiras, explica.
A Aimbridge colocou recrutadores em vários mercados importantes que têm um maior número de vagas, o que reduziu o tempo para preencher essas vagas em mais de 60%. A resposta rápida às solicitações tem sido crítica devido à forte concorrência por novas contratações, acrescenta.
“Ter esses recrutadores de mercado dedicados a isso foi realmente um dos melhores investimentos que fizemos na nossa estratégia de recrutamento”, acrescenta.
Olhando para fora da indústria
Sanders explica que trabalhar com escolas secundárias e universidades criará oportunidades para mostrar os benefícios de uma carreira na indústria da hospitalidade. Com isso em mente, a HVMG criou uma parceria estratégica com a Kennesaw State University.
Também há oportunidades para atrair funcionários de outros setores. O setor do comércio e dos restaurantes é semelhantes ao dos hotéis e, com uma experiência mínima de atendimento ao cliente, esses funcionários poderiam ser treinados para trabalhar na receção, argumenta Sanders.
Ao recrutar num mercado em concreto, a Aimbridge considera todos os tipos de indústrias e organizações para novas contratações, disse Christenson. A empresa concentra-se em setores onde os funcionários têm experiência com alguma forma de serviço, como saúde, restaurantes e lojas.